SOBRE O MBA
O MBA em Projetos Digitais e Gestão Ágil EAD ECA-USP foi desenvolvido para capacitar profissionais na gestão de projetos digitais em um mercado dinâmico e em constante transformação. Este programa aborda as principais tendências tecnológicas e metodologias ágeis, preparando os alunos para liderar projetos inovadores com eficiência e alinhamento estratégico: Planejamento Estratégico de Projetos Digitais, Metodologias Ágeis e Inovação & Sustentabilidade.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
- Reconhecimento MEC: Portaria nº 503, de 19 de julho de 2022.
- Certificado: Certificação USP (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo).
- Modalidade: EAD.
- Carga Horária: 406 horas.
- Duração: 20 meses.
- Dias das Aulas ao Vivo: Quintas-feiras.
- Horário: 19:00h às 23:00h.
- Flexibilidade: Acesse conteúdos gravados disponíveis até o final do curso.
- Investimento: R$ 90,00 (Taxa de Inscrição) + 20 x R$ 585,00 (Mensalidades).
Módulos do Programa
- Planejamento Estratégico e Alinhamento Corporativo: Desenvolvimento de competências para estruturar projetos digitais com foco em escopo, prazo e resultados.
- Metodologias Ágeis e Inovação: Abordagem prática de frameworks como Scrum, Kanban e Lean para potencializar a execução de projetos.
- Gestão de Projetos Digitais e Tecnologias: Exploração de ferramentas e plataformas digitais como Trello, Jira e Power BI, além de estratégias para gerenciar equipes distribuídas e liderar iniciativas no ambiente digital.
Com foco em flexibilidade e interação, este MBA permite que você domine as mais recentes tendências do mercado, esteja preparado para liderar times multidisciplinares e crie soluções digitais de impacto.
O DIFERENCIAL
1. INTERAÇÃO EM TEMPO REAL: Esclareça suas dúvidas diretamente com o professor durante as aulas ao vivo.
2. MODALIDADE ONLINE: Aulas ao Vivo, 1 vez por semana, Quintas-Feiras, das 19h às 23h.
3. AMPLIAÇÃO DE NETWORKING: Troque experiências com profissionais com os mesmos interesses.
4. PREVISIBILIDADE DE INVESTIMENTO: Sem reajustes ou custos adicionais até o término do MBA.
5. CERTIFICAÇÃO USP: Garanta um certificado da Melhor Universidade do Brasil.
6. FLEXIBILIDADE DO EAD: Acesse conteúdos gravados disponíveis até o final do curso em uma plataforma exclusiva.
7. RECONHECIDO PELO MEC: Sim, todos os MBAs oferecidos pela Universidade de São Paulo possuem reconhecimento pelo MEC através da Portaria nº 503, de 19 de julho de 2022.”
8. ESTUDE NO SEU TEMPO: Tenha acesso a todo o conteúdo do curso até 30 dias após o término das aulas.
DISCILPLINAS
ANÁLISE DE DADOS & BI (BUSINESS INTELLIGENCE)
Ministrante: Daielly Melina Nassif Mantovani
Carga Horária: 22 Horas
Ementa: Técnicas de tratamento e análise de dados; visualização de dados; uso de ferramentas de BI (Power BI, Tableau).
ANÁLISE E VIABILIDADE E RISCO DE INVESTIMENTOS EM PROJETOS DIGITAIS
Ministrante: Daielly Melina Nassif Mantovani
Carga Horária: 22 Horas
Ementa: Investimentos em projetos digitais; análise de retorno de projetos digitais; escolha entre projetos tradicionais e digitais;orçamento e acompanhamento financeiro de projetos digitais, análise de risco.
CONTROLE, KPIS E FERRAMENTAS DE APOIO AOS PROJETOS DIGITAIS
Ministrante: Paulo Henrique Assis Feitosa
Carga Horária: 22 Horas
Ementa: Abordar como é o controle de projetos e o uso de ferramentas práticas que possam ser usadas em projetos digitais - Trello, Jira,Asana, Microsoft Project, funcionalidades e melhores práticas.
DESIGN DE UX (USER EXPERIENCE) E UI (INTERFACE DO USUÁRIO)
Ministrante : Júlio Araújo Carneiro da Cunha
Carga Horária: 22 Horas
Ementa: Definição de público-alvo e segmentação no ambiente digital; pesquisa com usuários; wireframes; design de interfaces; testesde usabilidade; satisfação do usuário; tecnologias mobile e websites.
DESIGN THINKING NO CONTEXTO DIGITAL
Ministrante: Antonio Geraldo da Rocha Vidal
Carga Horária: 16 Horas
Ementa: Etapas do Design Thinking; técnicas de brainstorming; prototipagem e testes de usabilidade; apoio de IA para levantamento deinsights e apoio na tomada de decisões.
EMPREENDEDORISMO E CRIAÇÃO DE STARTUPS DIGITAIS
Ministrante: Alexandre Del Rey
Carga Horária: 22 Horas
Ementa: Empreendedorismo digital; técnicas de definição de novos negócios; definição de modelos de negócios digitais; transformaçãodigital e criação de novos negócios; criação de modelos enxutos para startups; projetos adaptados para startups digitais.
ESTRATÉGIA, PLANEJAMENTO E STAKEHOLDERS EM PROJETOS DIGITAIS
Ministrante: Benny Kramer Costa
Carga Horária: 22 Horas
Ementa: Orientação estratégica e propósito no mundo digital; etapas de projetos digitais; alinhamento de projetos digitais com osobjetivos corporativos; planejamento de projetos digitais - definição de escopo, cronograma, recursos, orçamento e gestão deriscos, gestão de stakeholders em projetos digitais.
EXECUÇÃO E METODOLOGIAS ÁGEIS EM PROJETOS DIGITAIS
Ministrante: Nadia Pedrosa Fernandes
Carga Horária: 22 Horas
Ementa: Uso de ferramentas ágeis no contexto digital - Scrum, Kanban, Lean, comparação entre metodologias ágeis e tradicionais nocontexto digital.
FUNDAMENTOS DE PROJETOS DIGITAIS
Ministrante: Luís Fábio Cavalcanti da Silva
Carga Horária: 22 Horas
Ementa:Projetos tradicionais versus projetos digitais - diferenças e semelhanças; histórico dos projetos digitais; tipos de projetosdigitais; ciclo de vida de um projeto digital; orçamento, prazo e escopo de projetos digitais.
GERENCIAMENTO DE PROGRAMAS, PORTFÓLIO E PMO
Ministrante: Roque Rabechini Junior
Carga Horária: 22 Horas
Ementa: Conceitos gerais de gerenciamento de programas, portfólio de projetos e PMO (escritório de projetos); ciclo de vida deprogramas e gerenciamento de benefícios; processos em gerenciamento de programas; Definição de portfólio de projetos;maturidade em gerenciamento de projetos; gestão de portfólio e PMO; PMO para projetos digitais.
GESTÃO DE EQUIPES E LIDERANÇA EM PROJETOS DIGITAIS
Ministrante: Raphael Donaire Albino
Carga Horária: 22 Horas
Ementa: Formação de equipes em homeoffice e trabalho à distância; criação de laços de colaboração em equipes online; dinâmica deequipes online; liderança situacional; comunicação eficaz em meios à distância; resolução de conflitos não presenciais;motivação de pessoas à distância.
GESTÃO DE PROJETOS INTERNACIONAIS
Ministrante: Benny Kramer Costa
Carga Horária: 16 Horas
Ementa: Diferenças culturais e equipes multiculturais; comunicação global; gestão de equipes distribuídas; regulamentaçõesinternacionais; projetos de atuação em diferentes mercados.
GESTÃO DE PROJETOS SUSTENTÁVEIS NO CONTEXTO DIGITAL
Ministrante: Benny Kramer Costa
Carga Horária: 22 Horas
Ementa: Princípios de sustentabilidade; análise de ciclo de vida; práticas de TI verde; certificações ambientais; atenção social; ESG;projetos responsáveis; digitalização como emancipação e acesso.
GOVERNANÇA, SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E DIREITO DIGITAL
Ministrante: Angelica Pigola
Carga Horária: 22 Horas
Ementa: Aspectos de direito digital; LGPD; criptografia de dados; autenticação; controle de acesso; proteção contra ataques cibernéticos;cuidados com gerenciamento dos dados digitais (confidencialidade, armazenamento, riscos etc.).
MARKETING DIGITAL, COMUNICAÇÃO E GESTÃO DE CONTEÚDO DIGITAL
Ministrante: Bruno Peres de Andrade Cruz
Carga Horária: 22 Horas
Ementa: Sistemas de gestão de conteúdo (CMS); estratégias de conteúdo; inbound marketing; SEO; tráfego pago; indicadores de e-commerce e atuação de redes sociais (engajamento).
METODOLOGIA DE PESQUISA E PRODUÇÃO TÉCNICO-TECNOLÓGICA
Ministrante: Júlio Araújo Carneiro da Cunha
Carga Horária: 22 Horas
Ementa: Definição e importância da pesquisa científica. Tipos de pesquisa: exploratória, descritiva, causal, aplicada e tecnológica. Etapasdo processo de pesquisa. Conceitos básicos de metodologia. Diferença entre método e técnica. Abordagens metodológicas:quantitativa, qualitativa e mista. Delineamento de pesquisa. Formulação do problema de pesquisa. Definição de hipóteses eobjetivos. Justificativa e relevância da pesquisa. Importância e objetivos da revisão bibliográfica. Fontes de informação:primárias e secundárias. Estratégias de busca e seleção de referências. Fichamento, resumos e citações. Pesquisa bibliográfica edocumental. Entrevistas, questionários, observações e experimentos. Amostragem e definição da população-alvo. Técnicas deanálise qualitativa e quantitativa. Utilização de softwares de análise de dados. Interpretação e discussão dos resultados. Normasda ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) ou APA (American Psychological Association). Estrutura de trabalhosacadêmicos: monografias, artigos, dissertações e teses. Elaboração de resumos, introdução, metodologia, resultados econclusões. Conceito e tipos de plágio. Boas práticas e ética na pesquisa. Elaboração de relato tecnológico e de produto técnico-tecnológico. Direitos autorais e uso de fontes. Estrutura e elaboração de um projeto de pesquisa. Definição de cronograma erecursos necessários. Avaliação e apresentação do projeto. Critérios para a publicação de artigos em periódicos científicos.Processos de submissão e revisão por pares. Estrutura e apresentação de trabalhos em congressos e seminários.
TÓPICOS EM INOVAÇÃO, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E TENDÊNCIAS EM PROJETOS DIGITAIS
Ministrante: Paulo Henrique Assis Feitosa
Carga Horária: 16 Horas
Ementa: Projetos como propulsores da inovação em empresas e novos negócios; Inteligência Artificial e suas aplicações; blockchain; IoT;Realidade Aumentada e virtual.
TÓPICOS ESPECIAIS EM PROJETOS DIGITAIS
Ministrante: Paulo Henrique Assis Feitosa
Carga Horária: 16 Horas
Ementa: Explora as tendências emergentes e desafios contemporâneos no campo dos projetos digitais. Com foco em inovação, os alunosinvestigarão novas metodologias, tecnologias disruptivas, e práticas de gestão que estão moldando o futuro dos ambientesdigitais. Através de estudos de caso e projetos práticos, a disciplina incentivará o pensamento crítico e a aplicação deabordagens inovadoras para resolver problemas complexos. Os tópicos abordados incluirão transformação digital, inteligênciaartificial, e a integração de novas ferramentas digitais, preparando os alunos para liderar iniciativas de ponta em um cenárioglobal dinâmico.
PROF. DR. PAULO HENRIQUE ASSIS FEITOSA
COORDENADOR DE CURSO / Professor USP - MBA em PROJETOS DIGITAIS & GESTÃO ÁGIL EAD ECA-USP
Conheça a formação e atuação do Professor em:
http://lattes.cnpq.br/1043944885197511
PROF. DR. Júlio Araújo Carneiro da Cunha
VICE-COORDENADOR DE CURSO / Professor USP - MBA em PROJETOS DIGITAIS & GESTÃO ÁGIL EAD ECA-USP
Conheça a formação e atuação do Professor em:
http://lattes.cnpq.br/6202822187041175
Prof. DR. Antonio Geraldo da Rocha Vidal
Professor USP - MBA em PROJETOS DIGITAIS & GESTÃO ÁGIL EAD ECA-USP
Conheça a formação e atuação do Professor em:
http://lattes.cnpq.br/2844440949656850
PROFA. POS-DRA. Daielly Melina NassifMantovani
Professora USP - MBA em PROJETOS DIGITAIS & GESTÃO ÁGIL EAD ECA-USP
Conheça a formação e atuação do Professor em:
http://lattes.cnpq.br/9774579059534930
PROFA. PÓS-DRA. Angelica Pigola
Professora Especialista MBA em PROJETOS DIGITAIS & GESTÃO ÁGIL EAD ECA-USP
Conheça a formação e atuação do Professor em:
http://lattes.cnpq.br/5281331865363008
PROF. MS. Bruno Peres de Andrade Cruz
Professor Especialista MBA em PROJETOS DIGITAIS & GESTÃO ÁGIL EAD ECA-USP
Conheça a formação e atuação do Professor em:
http://lattes.cnpq.br/5000724092063044
PROF. MS. Luís Fábio Cavalcanti da Silva
Professor Especialista MBA em PROJETOS DIGITAIS & GESTÃO ÁGIL EAD ECA-USP
Conheça a formação e atuação do Professor em:
http://lattes.cnpq.br/6011640012729117
PROFA. DRA. Nadia Pedrosa Fernandes
Professora Especialista MBA em PROJETOS DIGITAIS & GESTÃO ÁGIL EAD ECA-USP
Conheça a formação e atuação do Professor em:
http://lattes.cnpq.br/4834530408139141
PROF. DR. Raphael Donaire Albino
Professor Especialista MBA em PROJETOS DIGITAIS & GESTÃO ÁGIL EAD ECA-USP
Conheça a formação e atuação do Professor em:
http://lattes.cnpq.br/7127878343609656
PROF . POS-DR. Roque Rabechini Junior
Professor Especialista MBA em PROJETOS DIGITAIS & GESTÃO ÁGIL EAD ECA-USP
Conheça a formação e atuação do Professor em:
http://lattes.cnpq.br/1996533325699482