SOBRE O MBA
O MBA em Gestão e Transformação Digital EAD ECA-USP foi desenvolvido para capacitar profissionais a compreender e liderar as complexidades da transformação digital em três áreas estratégicas: Liderança e Estratégia, Tecnologia e Inovação, e Transformação Organizacional.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
Reconhecimento MEC: Portaria nº 503, de 19 de julho de 2022.
Certificado: Certificação USP (Escola de Comunicação & Artes)
Carga Horária: 420 Horas
Duração: 18 Meses
Dias das Aulas: Segundas
Horário: 19:00h às 23:00h
Modalidade: EAD (Aulas ao Vivo 1x Semana)
Flexibilidade: Conteúdo gravado e disponível até o final do curso
Investimento: R$ 90,00 (Taxa de Inscrição) + 18x R$ 590,00 (Mensalidades)
O MBA em Gestão e Transformação Digital EAD ECA-USP oferece uma visão abrangente dos processos estratégicos e tecnológicos que impulsionam a transformação digital nas organizações, capacitando os profissionais para liderar em um mercado altamente dinâmico e competitivo. Durante o programa, os alunos explorarão desde a adoção de tecnologias inovadoras e a gestão de equipes em ambientes digitais até o desenvolvimento de estratégias para impulsionar a cultura organizacional e promover a inovação sustentável.
O curso se destaca por tratar a transformação digital não apenas como uma mudança tecnológica, mas como um processo estratégico e cultural que redefine modelos de negócios, comportamento organizacional e a interação com o mercado.
Dessa forma, o MBA foi estruturado em três grandes eixos:
1) LIDERANÇA E ESTRATÉGIA: Capacitação em liderança transformacional e desenvolvimento de estratégias organizacionais em ambientes digitais.
2) TECNOLOGIA E INOVAÇÃO: Aprofundamento em ferramentas tecnológicas, metodologias ágeis e práticas que promovem a inovação.
3) TRANSFORMAÇÃO ORGANIZACIONAL: Exploração de cultura organizacional, gestão de mudança e a integração de soluções digitais para otimizar processos e resultados.
Diferenciais
1.INTERAÇÃO EM TEMPO REAL: Esclareça suas dúvidas diretamente com o professor durante as aulas ao vivo.
2 .MODALIDADE ONLINE: Aulas Ao Vivo, 1 vez por semana, às TSegundas, das 19h às 23:00h.
3.AMPLIAÇÃO DE NETWORKING: Troque experiências com profissionais com os mesmos interesses.
4.PREVISIBILIDADE DE INVESTIMENTO: Sem reajustes ou custos adicionais até o término do MBA.
5.CERTIFICAÇÃO USP: Garanta um certificado da Melhor Universidade do Brasil.
6.FLEXIBILIDADE DO EAD: Conteúdo gravado e disponível em uma plataforma exclusiva.
7.RECONHECIDO PELO MEC: Sim, todos os MBAs oferecidos pela Universidade de São Paulo possuemreconhecimento pelo MEC através da Portaria nº 503, de 19 de julho de 2022.”
8.ESTUDE NO SEU TEMPO: Tenha acesso a todo o conteúdo do curso até 30 dias após o término das aulas.
DISCIPLINAS
GESTÃO DA MUDANÇA & LIDERANÇA DIGITAL
Ministrante: Lucas Daniel Ramos Ribeiro
Carga Horária: 10 Horas
Ementa: Estratégias para a mudança organizacional. Desenvolvimento de uma cultura digital. Liderança na transformação digital. Ferramentas para a elaboração de um plano de gestão das mudanças. Estudos de caso e exemplos práticos.
CULTURA ANALÍTICA & ABORDAGEM DATA-DRIVEN
Ministrante: Ricardo Antonio Cappra
Carga Horária: 8 Horas
Ementa: Métodos e ferramentas e melhores práticas para uso de dados. Data Wrangling (preparação de dados). Gestão de performance e construção de KPIs (indicadores). Digital analytics para modelagem de dados. Extração de valor em redes sociais e plataformas digitais (Social Big Data). Resolução de problemas e aplicações na gestão.
MARKETING DIGTAL
Ministrante: Bruno Peres de Andrade Cruz
Carga Horária: 14 Horas
Ementa: Comunicação integrada de marketing. Combinação e integração de ferramentas de comunicação online. Dispositivos digitais como ferramenta mercadológica. Gestão da comunicação de massa e pontos de contato. Métricas digitais e funil de conversão digital. Estudos de caso e exemplos práticos.
JORNADA & EXPIRIÊNCIA DO CONSUMIDOR
Ministrante: Vinícius Basso de Campos
Carga Horária: 8 Horas
Ementa: Introdução ao Customer Journey (CX). Gestão de serviços, experiências relevantes e micromomentos. Criação e planejamento de4 produtos e serviços digitais. Customer Experience (CX): design, usabilidade e arquitetura. Criação, prototipagem e desenvolvimento com foco no usuário. Estudos de caso e exemplos práticos.
TENDÊNCIAS DE CONSUMO PHIGITAL
Ministrante: Maria Clotilde Perez Rodrigues
Carga Horária: 10 Horas
Ementa: O termo phygital tem origem nas palavras physical (físico, em português) e digital. O conceito relaciona os ambientes online e offline na jornada de consumo. Portanto, é essa lógica que deve pautar o planejamento de marketing, a produção de campanhas e ações e até a análise de dados do comportamento de consumo.
REDES DIGITAIS & SUSTENTABILIDADE
Ministrante: Massimo di Felice
Carga Horária: 10 Horas
Ementa: A existência de uma esfera digital remete à possibilidade técnica de criar redes a-territoriais de informações que passam a alterar as sociabilidades e os significados da ação social que apontam na direção de um maior protagonismo dos sujeitos. O objetivo da disciplina é mostrar os efeitos de tais transformações e as implicações teóricas que remetem ao surgimento de novas teorias sobre os processos comunicativos em redes. Desde o surgimento da sociedade civil internacional, das redes de consumidores críticos, da difusão de uma cultura ambientalista global, a sociedade contemporânea está passando por processos de redefinição contínua de significados e relações.
TÓPICOS ESPECIAIS EM COMUNICAÇÃO & MARKETING :
Ministrante: Heliodoro Teixeira Bastos Filho
Carga Horária: 14 Horas
Ementa: A partir da exposição dos princípios da construção da marca, em seus aspectos tangíveis, com base no design gráfico, poderá ser colocado como discussão o comportamento das marcas no novo ambiente, o digital. A princípio, pode ser aqui colocado que as possibilidades dos meios digitais favorecem a construção da marca na mente do consumidor, valorizando ações e campanhas de Branding. Mas por outro lado, a expansão do mundo digital “engrandece” a concorrência. Por consequência, uma velha estratégia da comunicação torna-se necessária: a Criatividade.
ESTRATÉGIAS EM NOVOS NEÓCIOS DIGITAIS
Ministrante: Benny Kramer Costa
Carga Horária: 14 Horas
Ementa: Construção de uma visão digital e mobilização de stakeholders. Captura de oportunidade e mitigação de ameaças digitais. Agilidade estratégica e estabilidade de longo prazo. Desafios da execução da estratégia na era digital. Resolução de problemas e aplicações na gestão.
EMPREENDEDORISMO & MODELO DE NEGÓCIO
Ministrante: Manoel Veras de Souza Neto
Carga Horária: 10 Horas
Ementa: Novos modelos de organização: exponenciais, bi-modais e plataforma. Arquitetura de organizações digitais e Intraempreendedorismo. Disrupções e reinvenção de modelos de negócios. Digitalização e novas proposta de valor. Estudos de caso e exemplos práticos.
DESIGN THINKING E LEAN STARTUP
Ministrante: Yuri Lázaro de Oliveira Cunha
Carga Horária: 10 Horas
Ementa: Introdução à abordagem Design Thinking. Etapas do processo de Design Thinking: imersão, ideação e prototipação. Pensamento visual e potencialização de narrativa com imagens. Método Lean Startup e produto mínimo viável. Estudos de caso e exemplos práticos.
GOVERNANÇA DA TRANSFORMAÇÃ DIGITAL
Ministrante: Fabio Zoppi Barrionuevo
Carga Horária: 10 Horas
Ementa: Processo de alinhamento da estratégia de negócio. Gerenciamento de estruturas corporativas e serviços de TI. Estratégias para mitigação de riscos, inconsistências e desperdícios. Normas, políticas e diretrizes do processo de transação de dados. Resolução de problemas e aplicações na gestão.
GESTÃO DE PROJETOS DIGITAIS
Ministrante: Paulo Henrique Assis Feitosa
Carga Horária: 14 Horas
Ementa: Conceitos, abordagens e características dos projetos. Processos de gerenciamento e ciclo de vida de projetos. Áreas de conhecimento de gerenciamento de projetos. Estruturas e escritórios de gerenciamento de projetos (PMOs). Estudos de caso e exemplos práticos.
METODOLOGIAS ÁGEIS
Ministrante: Raphael Donaire Albino
Carga Horária: 14 Horas
Ementa: Diferenças entre organização de projeto e produto. Conceitos principais: Scrum, Kanban, Lean, Sprint, Backlog, DevOps, Design e Product Owner. Agile Team Organization (Squads, Chapters, Tribes, Guilds). Ferramentas para alcançar uma organização ágil. Métricas de eficiência da construção de produtos e serviços digitais. Estudos de caso e exemplos práticos.
REDES DIGITAIS & SUSTENTABILIDADE
Ministrante: Massimo di Felice
Carga Horária: 10 Horas
Ementa: A existência de uma esfera digital remete à possibilidade técnica de criar redes a-territoriais de informações que passam a alterar as sociabilidades e os significados da ação social que apontam na direção de um maior protagonismo dos sujeitos. O objetivo da disciplina é mostrar os efeitos de tais transformações e as implicações teóricas que remetem ao surgimento de novas teorias sobre os processos comunicativos em redes. Desde o surgimento da sociedade civil internacional, das redes de consumidores críticos, da difusão de uma cultura ambientalista global, a sociedade contemporânea está passando por processos de redefinição contínua de significados e relações.
INOVAÇÃO & DISRUPÇÃO DIGITAL
Ministrante: Cesar Alexandre de Souza
Carga Horária: 10 Horas
Ementa: Evolução e à utilização de tecnologias digitais nas operações. Estratégias e negócios das organizações visando a inovação e à competitividade. Aplicação das tecnologias digitais emergentes e/ou disruptivas nas organizações. Novas possibilidades relacionadas à inovação em modelos de negócios.
GESTÃO DE E-COMMERCE & MARKETPLACES
Ministrante: Naiche van Der Poel
Carga Horária: 10 Horas
Ementa: Processo de venda na era digital. Métricas de e-commerce (taxa de conversão, tráfego, vendas, ticket médio, taxa de carrinho abandonado, taxa de rejeição, ROI). Marketplace e a atuação dos varejistas. Oportunidades e ameaças no Brasil e no mundo. Estudos de caso e exemplos práticos.
OPERAÇÕES & SUPLLY CHAIN
Ministrante: José Glimovaldo Lupoli Junior
Carga Horária: 10 Horas
Ementa: Alinhamento de estratégia e operações. Escala e velocidade ao longo do processo de digitalização. Digitalização das atividades logísticas e de distribuição. Aprimoramento do supply chain por meio tecnologias digitais. Estudos de caso e exemplos práticos.
TÓPICOS & SIMULAÇÃO EM NEGÓCIOS DIGITAIS
Ministrante: Benny Kramer Costa
Carga Horária: 14 Horas
Ementa: Oficinas, workshops temáticos e simulação de um ambiente empresarial para a administração e empresas que competem entre si. Desenvolver habilidades de liderança, analítica e de tomada de decisão a partir da análise das regras propostas, das mudanças no ambiente econômico, dos relatórios contábeis e gerenciais emitidos pelo simulador e das políticas e metas da empresa simulada.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA NEGÓCIOS
Ministrante: Alan César Belo Angeluci
Carga Horária: 10 Horas
Ementa: Introdução à inteligência artificial. Linguagens, ferramentas e tecnologias associadas à IA. Aplicações de IA para solução de problemas complexos. Perspectivas futuras da inteligência artificial. Estudos de casos de utilização de IA.
BUSINESS INTELLIGENCE & VISUALIZAÇÃO E DADOS
Ministrante: Daniel Reed Bergmann
Carga Horária: 14 Horas
Ementa: Conceitos e Evolução do BI. Classificação, análise e decisões com dados. Personalização de dados e unidades. Gráficos adequados a cada tipo de variáveis. Aplicações em Power BI e customização de Dashboards.
ANALYTICS & TOMADA DE DECISÃO
Ministrante: Rogério Alves Soares
Carga Horária: 10 Horas
Ementa: Introdução à era da competição analítica. Desenvolvimento de capacidade analítica. Performance do negócio com analytics. Analytics para processos internos e externos. Digital analytics, análise de concorrentes e tendências.
BIG DATA & COMPUTAÇÃO EM NUVEM
Ministrante: Alexandre Del Rey
Carga Horária: 10 Horas
Ementa: Panorama do surgimento do Big Data. Ferramentas e técnicas de Big Data. Soluções para análise de dados em grande escala na nuvem. Arquiteturas para análise de big data baseadas em serviços na nuvem. Aplicações de Big Data e computação em nuvem.
PROCESSAMENTO DE LINGUAGEM NATURAL (PLN)
Ministrante: Alexandre Del Rey
Carga Horária: 8 Horas
Ementa: Processamento e mineração de texto (text mining). Indexação de documentos. Análise de sentimento e detecção de emoções. Aplicações de algoritmos de chatbot. Aplicações de PLN.
APLICAÇÕES DE MACHINE LEARNING
Ministrante: Ivette Raymunda Luna Huamani
Carga Horária: 10 Horas
Ementa: Definições e tipos de aprendizagem. Algoritmos de aprendizado supervisionado e não supervisionado. Reconhecimento de Padrões. Algoritmos e sistemas de recomendação. Estudos de caso e exemplos práticos.
INTRODUÇÃO AO DEEP LEARNING
Ministrante: Antonio Geraldo da Rocha Vidal
Carga Horária: 8 Horas
Ementa: Conceitos básicos de rede neural artificial. Otimização de Redes Neurais Artificiais e funcionamentos. Redes convolucionais, recorrentes e recursivas. Aprendizagem por Reforço (Reinforcement Learning). Estudos de casos e aplicações.
BLOCKCHAIN & APLICAÇÕES
Ministrante: Angelica Pigola
Carga Horária: 10 Horas
Ementa: Ecossistema do Blockchain. Inovações na transferência de valor. Aplicativos descentralizados e contratos inteligentes. Oportunidades e fronteiras do Blockchain. Introdução ao Digital Money: origens, funções e variedades.
INTERNET DAS COISAS (IOT)
Ministrante: Angelica Pigola
Carga Horária: 10 Horas
Ementa: Introdução e principais tecnologias de IoT. Oportunidades e repercussões de negócios para IoT. Implementação da IoT nas estratégias de negócios. Dispositivos robóticos e smart devices. Estudos de caso e exemplos práticos.
CIBERSEGURANÇA & REGULAÇÃO
Ministrante: Daniel Donda
Carga Horária: 10 Horas
Ementa: Introdução à cibersegurança na atualidade. Segurança e proteção de dados no contexto dos negócios. Ameaças, senhas e privacidade. Visualização de ameaças e falhas de segurança. Princípios e responsabilidades - LGPD (Lei nº 113709/2018).
TÓPICOS EMERGENTES EM TECNOLOGIA DE NEGÓCIOS
Ministrante: Paulo Henrique Assis Feitosa
Carga Horária: 14 Horas
Ementa: Oficinas e workshops temáticos sobre temas, ferramentas e aplicações. Hackathon para solução de desafio com dados.
CRIAÇÃO & PRODUÇÃO EM LINGUAGEM DIGITAL
Ministrante: Sérgio Bairon Blanco Sant'Anna
Carga Horária: 10 Horas
Ementa: Estudar e analisar os recursos para criação e produção de linguagem digital, envolvendo a interatividade multimídia, ambienteshipertextuais, a não linearidade, a diversidade de níveis taxionômicos e recursos audiovisuais. A disciplina introduzirá atemática e desenvolverá trabalhos práticos de acordo com o conhecimento dos estudantes.
PLATAFORMAS & ECOSSISTEMAS DIGITRAIS
Ministrante: Franklin Thiago Ribeiro Yamaçake
Carga Horária:10 Horas
Ementa: A Era dos Negócios de Plataforma. Cultura dos modelos de plataforma. Gestão do ecossistema e relações corporativas. Geraçãode valor por meio de plataformas e ecossistemas. Estudos de caso e exemplos práticos.
TÓPICOS AVANÇADOS EM NOVAS PLATAFORMAS DIGITAIS
Ministrante: Pedro Luiz Côrtes
Carga Horária:14 Horas
Ementa: A nova Web 3.0 e suas implicações para tomada de decisão. A emergência do metaverso e suas implicações para a consolidaçãode um novo universo digital. Servitização e novas plataformas de oferta serviços – criptomoedas, NFTs, Fan Tokens ecryptogames. A interação entre blockchain e o metaverso e o surgimento de novas empresas e novos modelos de negócio.
VAREJO DIGITAL & OMINICHANNEL
Ministrante: Murilo Massari
Carga Horária: 10 Horas
Ementa: Marketing de varejo digital na era omnichannel. Novos modelos de varejo digital e tendencias de mercado. Decisões desortimento e serviços no varejo. Decisões de comunicação de marketing e de preço no varejo. Estudos de caso e exemplospráticos.
APLICATIVOS & FUNÇÕES PUBLICITÁRIAS
Ministrante:Maria Clotilde Perez Rodrigues
Carga Horária: 10 Horas
Ementa: A meta-publicitarização da vida. aplicativos como modelo de negócio na economia de intermediação. a institucionalização dareputação e credibilidade de aplicativos como marcas. a automação da promoção dos serviços intermediados por aplicativos.
CENÁRIOS, ESG E STAKEHOLDERS
Ministrante:Benny Kramer Costa
Carga Horária: 14 Horas
Ementa: Identificação de tendências e incertezas econômicas, mercadológicas, sociais, tecnológicas da transformação digital, por meiode diferentes métodos de cenários, e a investigação da estratégia nas organizações tendo em vista tais variáveis do futuro.Aplicações e práticas de ESG nas organizações. Análise e gestão de stakeholders. Combinação de técnicas atuais e integradasde prospecção de futuro, com a identificação de conceitos e novos modelos de estratégias em organizações. Uso de métodoDelphi. Consolidação das teorias e o desenvolvimento de novos modelos de prospecção para o suporte a formulação deestratégias visando à sua aplicação na prática gerencial.
DIGITAL BRANDING
Ministrante: Gustavo Coelho Perez
Carga Horária: 10 Horas
Ementa: Função e relevância das marcas no mundo digital. Identidade e posicionamento de marcas. Arquitetura e extensão de marcas.Melhores práticas para construção de brand equity.
TÓPICOS & SIMULAÇÃO EM NEGÓCIOS DIGITAIS
Ministrante: Benny Kramer Costa
Carga Horária:14 Horas
Ementa: Oficinas, workshops temáticos e simulação de um ambiente empresarial para a administração e empresas que competem entresi. Desenvolver habilidades de liderança, analítica e de tomada de decisão a partir da an
PROF. DR. BENNY KRAMER COSTA
COORDENADOR DE CURSO / Professor USP - MBA em Gestão & Transformação Digital EAD ECA-USP
Conheça a formação e atuação do Professor em:
http://lattes.cnpq.br/4524013741486821
Prof. DR. Paulo Henrique Assis Feitosa
VICE-COORDENADOR DE CURSO / Professor USP - MBA em Gestão & Transformação Digital EAD ECA-USP
Conheça a formação e atuação do Professor em:
http://lattes.cnpq.br/1043944885197511
Prof. DR. Antonio Geraldo da Rocha Vidal
Professor USP - MBA em Gestão & Transformação Digital EAD ECA-USP
Conheça a formação e atuação do Professor em:
http://lattes.cnpq.br/2844440949656850
prof. DR. Heliodoro Teixeira Bastos Filho
Professor USP - MBA em Gestão & Transformação Digital EAD ECA-USP
Conheça a formação e atuação do Professor em:
http://lattes.cnpq.br/8452179447618910
prof. DR. José Glimovaldo Lupoli Junior
Professor USP - MBA em Gestão & Transformação Digital EAD ECA-USP
Conheça a formação e atuação do Professor em:
http://lattes.cnpq.br/1242550729736977
profa. DRA. Maria Clotilde Perez Rodrigues
Professora USP - MBA em Gestão & Transformação Digital EAD ECA-USP
Conheça a formação e atuação daProfessora em:
http://lattes.cnpq.br/3579570829993136
PROF. MS. VINICIUS BASSO CAMPOS
Professor Especialista - MBA em Gestão & Transformação Digital EAD ECA-USP
Conheça a formação e atuação do Professor em:
http://lattes.cnpq.br/2573168543963628
Prof. DR. Sérgio Bairon Blanco Sant'Anna
Professor USP - MBA em Gestão & Transformação Digital EAD ECA-USP
Conheça a formação e atuação do Professor em:
http://lattes.cnpq.br/8712052461153621
prof. ESP. Fabio Zoppi Barrionuevo
Professor Especialista - MBA em Gestão & Transformação Digital EAD ECA-USP
Conheça a formação e atuação do Professor em:
http://lattes.cnpq.br/8683222409545859
PROF. DR. Franklin Thiago Ribeiro Yamaçake
Professor Especialista - MBA em Gestão & Transformação Digital EAD ECA-USP
Conheça a formação e atuação do Professor em:
http://lattes.cnpq.br/2050310480068131
Prof. Dr. YURI LÁZARO DE OLIVEIRA CUNHA
Professor Especialista - MBA em Gestão & Transformação Digital EAD ECA-USP
Conheça a formação e atuação do Professor em:
http://lattes.cnpq.br/2057293462130954
profa. DRA. Ivette Raymunda Luna Huamani
Professora Especialista - MBA em Gestão & Transformação Digital EAD ECA-USP
Conheça a formação e atuação do Professor em:
http://lattes.cnpq.br/2854855744345507
prof. DR. Lucas Daniel Ramos Ribeiro
Professor Especialista - MBA em Gestão & Transformação Digital EAD ECA-USP
Conheça a formação e atuação da Professora em:
http://lattes.cnpq.br/5853125089993018
prof. DR. Manoel Veras de Souza Neto
Professor Especialista - MBA em Gestão & Transformação Digital EAD ECA-USP
Conheça a formação e atuação do Professor em:
http://lattes.cnpq.br/9316091869858841
Prof. Dr. Júlio Araújo Carneiro da Cunha
Professor Especialista - MBA em Gestão & Transformação Digital EAD ECA-USP
Conheça a formação e atuação do Professor em:
http://lattes.cnpq.br/6202822187041175
Prof. DR. Raphael Donaire Albino
Professor Especialista - MBA em Gestão & Transformação Digital EAD ECA-USP
Conheça a formação e atuação do Professor em:
http://lattes.cnpq.br/7127878343609656
prof. ESP. Ricardo Antonio Cappra
Professor Especialista - MBA em Gestão & Transformação Digital EAD ECA-USP
Conheça a formação e atuação do Professor em:
http://lattes.cnpq.br/9668890680145471
Prof. DR. Rogério Alves Soares
Professor Especialista - MBA em Gestão & Transformação Digital EAD ECA-USP
Conheça a formação e atuação do Professor em:
http://lattes.cnpq.br/8938679607799978
PROF. MS. Bruno Peres de Andrade Cruz
Professor Especialista - MBA em Gestão & Transformação Digital EAD ECA-USP
Conheça a formação e atuação do Professor em:
http://lattes.cnpq.br/5000724092063044
Executivo de Produto | Aluno da 1ª Edição do MBA em Gestão & Transformação Digital EAD ECA-USP
CLAUDIO ANTONIO SILVA |GABRIELA RIBEIRO RUDGE
Analista de Sistemas | Biomédica | Alunos da 1ª Edição do MBA em Gestão & Transformação Digital EAD ECA-USP
CRISTIANE ROBERTA DOS SANTOS LOPES | VINÍCIUS DA SILVA MARTINS
Comunicação | Marketing | Alunos da 1ª Edição do MBA em Gestão & Transformação Digital EAD ECA-USP