ESPECIALIZAÇÃO - MBA

MBA em Gestão e Transformação Digital Turma 3

Curso tem como objetivo formar profissionais dotados das principais competências que são exigidas para comunicar, gerenciar e liderar processos de transformação digital em diversos setores e em vários contextos.

  • Certificado : Universidade de São Paulo - USP
  • Carga Horaria : 420h
  • Modalidade : AO VIVO todas as segundas-feiras e uma terça-feira por mês. As aulas permanecem gravadas.
  • Horário : 19h às 23h
  • Inicio das Aulas : 04/03/2024
  • Término das Aulas : 04/09/2025
  • Pré-requisito : Graduação Completa
  • Investimento : Inscrição R$90,00 + Mensalidades 18x R$590,00
MBA em Gestão e Transformação Digital Turma 3

O CURSO

O objetivo do curso é formar profissionais de excelência para posições centrais de liderança e gestão do processo de digitalização em organizações públicas e privadas. São objetivos subjacentes a presente proposta de especialização:

1. Desenvolver no egresso a capacidade reflexiva sobre os fenômenos associados a digitalização em organizações e ocupações, com ênfase nas oportunidades e ameaças desencadeadas por esse processo de transformação.

2. Propiciar uma visão sistêmica de conceitos mercadológicos, comunicacionais e tecnológicos envolvidos na digitalização, capacitando o egresso a identificar, analisar e intervir em diversos contextos profissionais.

3. Capacitar os alunos para o desenvolvimento de abordagens inovadoras e integrativas, sobretudo no processo de tomada de decisão guiada por dados.

4. Desenvolver uma primeira visão que permita a aplicação de forma prática e imediata as principais tecnologias digitais nas suas respectivas organizações e carreiras profissionais.

5. Possibilitar um grau de diferenciação do egresso no mercado profissional, como adaptação e flexibilidade, pensamento analítico, liderança, análise de dados, resolução de problemas e visão sistêmica.

O envio da documentação obrigatória deverá ser feito, pelo portal do aluno o mais breve possível, após a realização do pagamento da taxa de matrícula de R$ 90,00. 

Abaixo a lista dos documentos obrigatórios:

1 - Cópia autenticada do Diploma ou Certificado de Conclusão de Graduação (Bacharelado, Licenciatura ou Tecnólogo);
2 - Cópia autenticada do Histórico Escolar de Graduação (Bacharelado, Licenciatura ou Tecnólogo);
3 - RG e CPF (Não podendo ser substituído por outro documento de identificação)
4 - Comprovante de Endereço Recente (de até 3 meses)

ATENÇÃO: O envio da documentação obrigatória é um dos critérios de aprovação, e garante a emissão da certificação ao término do curso.

Qualquer duvida só entrar em contato com nossa equipe de atendimento: 

 WhatsApp: (11) 91486-8349 ou clique aqui.

PARA QUEM?

Destina-se a profissionais egressos das áreas de Administração, Comunicação, Marketing, Publicidade, Economia, Contabilidade, Direito, Arquitetura, Ciências da Informação, Computação, Engenharias e afins.

QUAL CONTEÚDO?

Modulo 1 | Liderança, comunicação e marketing

- Gestão da Mudança e Liderança Digital

 Ementa: Estratégias para a mudança organizacional. Desenvolvimento de uma cultura digital. Liderança na transformação digital. Ferramentas para a elaboração de um plano de gestão das mudanças. Estudos de caso e exemplos práticos.

- Cultura Analítica e Abordagem Data-driven

Ementa: Métodos e ferramentas e melhores práticas para uso de dados. Data Wrangling (preparação de dados). Gestão de performance e construção de KPIs (indicadores). Digital analytics para modelagem de dados. Extração de valor em redes sociais e plataformas digitais (Social Big Data). Resolução de problemas e aplicações na gestão. 

- Criação e Produção em Linguagem Digital

Ementa: Estudar e analisar os recursos para criação e produção de linguagem digital, envolvendo a interatividade multimídia, ambientes hipertextuais, a não linearidade, a diversidade de níveis taxionômicos e recursos audiovisuais. A disciplina introduzirá a temática e desenvolverá trabalhos práticos de acordo com o conhecimento dos estudantes.

- Digital Branding

 Ementa: Função e relevância das marcas no mundo digital. Identidade e posicionamento de marcas. Arquitetura e extensão de marcas. Melhores práticas para construção de brand equity.

- Marketing Digital

 Ementa: Comunicação integrada de marketing. Combinação e integração de ferramentas de comunicação online. Dispositivos digitais como ferramenta mercadológica. Gestão da comunicação de massa e pontos de contato. Métricas digitais e funil de conversão digital. Estudos de caso e exemplos práticos.

- Jornada e Experiência do Consumidor

 Ementa: Introdução ao Customer Journey (CX). Gestão de serviços, experiências relevantes e micromomentos. Criação e planejamento de produtos e serviços digitais. Customer Experience (CX): design, usabilidade e arquitetura. Criação, prototipagem e desenvolvimento com foco no usuário. Estudos de caso e exemplos práticos.

- Aplicativos e Função Publicitária

 Ementa: A meta-publicitarização da vida. aplicativos como modelo de negócio na economia de intermediação. A institucionalização da reputação e credibilidade de aplicativos como marcas. A automação da promoção dos serviços intermediados por aplicativos.

- Tendências de Consumo Phigital

Ementa: O termo phygital tem origem nas palavras physical (físico, em português) e digital. O conceito relaciona os ambientes online e offline na jornada de consumo. Portanto, é essa lógica que deve pautar o planejamento de marketing, a produção de campanhas e ações e até a análise de dados do comportamento de consumo.

- Redes Digitais e Sustentabilidade

 Ementa: A existência de uma esfera digital remete à possibilidade técnica de criar redes a-territoriais de informações que passam a alterar as sociabilidades e os significados da ação social que apontam na direção de um maior protagonismo dos sujeitos. O objetivo da disciplina é mostrar os efeitos de tais transformações e as implicações teóricas que remetem ao surgimento de novas teorias sobre os processos comunicativos em redes. Desde o surgimento da sociedade civil internacional, das redes de consumidores críticos, da difusão de uma cultura ambientalista global, a sociedade contemporânea está passando por processos de redefinição contínua de significados e relações. 

- Cenários, ESG e Stakeholders

 Ementa: Identificação de tendências e incertezas econômicas, mercadológicas, sociais, tecnológicas da transformação digital, por meio de diferentes métodos de estudo do futuro, e a investigação da estratégia nas organizações tendo em vista tais variáveis do futuro. Combinam-se técnicas atuais e integradas de prospecção de futuro, com a identificação de conceitos e novos modelos de estratégias em organizações. São empregados métodos como: cenários, Delphi e análise de stakeholders. Busca-se a consolidação das teorias e o desenvolvimento de novos modelos de prospecção para o suporte a formulação de estratégias visando à sua aplicação na prática gerencial. 

- Tópicos Especiais em Comunicação e Marketing

 Ementa: A partir da exposição dos princípios da construção da marca, em seus aspectos tangíveis, com base no design gráfico, poderá ser colocado como discussão o comportamento das marcas no novo ambiente, o digital. A princípio, pode ser aqui colocado que as possibilidades dos meios digitais favorecem a construção da marca na mente do consumidor, valorizando ações e campanhas de Branding. Mas por outro lado, a expansão do mundo digital “engrandece” a concorrência. Por consequência, uma velha estratégia da comunicação torna-se necessária: a Criatividade. 


Modulo 2 | Estratégia, negócios e disrupção


-Estratégias em Novos Negócios Digitais

 Ementa: Construção de uma visão digital e mobilização de stakeholders. Captura de oportunidade e mitigação de ameaças digitais. Agilidade estratégica e estabilidade de longo prazo. Desafios da execução da estratégia na era digital. Resolução de problemas e aplicações na gestão.

-Empreendedorismo e Modelo de Negócio

 Ementa: Novos modelos de organização: exponenciais, bi-modais e plataforma. Arquitetura de organizações digitais e Intraempreendedorismo. Disrupções e reinvenção de modelos de negócios. Digitalização e novas proposta de valor. Estudos de caso e exemplos práticos. 

-Design Thinking e Lean Startup

 Ementa: Introdução à abordagem Design Thinking. Etapas do processo de Design Thinking: imersão, ideação e prototipação. Pensamento visual e potencialização de narrativa com imagens. Método Lean Startup e produto mínimo viável. Estudos de caso e exemplos práticos.

-Governança da Transformação Digital

 Ementa: Processo de alinhamento da estratégia de negócio. Gerenciamento de estruturas corporativas e serviços de TI. Estratégias para mitigação de riscos, inconsistências e desperdícios. Normas, políticas e diretrizes do processo de transação de dados. Resolução de problemas e aplicações na gestão.

-Gestão de Projetos Digitais

 Ementa: Conceitos, abordagens e características dos projetos. Processos de gerenciamento e ciclo de vida de projetos. Áreas de conhecimento de gerenciamento de projetos. Estruturas e escritórios de gerenciamento de projetos (PMOs). Estudos de caso e exemplos práticos.


-Metodologias Ágeis

 Ementa: Diferenças entre organização de projeto e produto. Conceitos principais: Scrum, Kanban, Lean, Sprint, Backlog, DevOps, Design e Product Owner. Agile Team Organization (Squads, Chapters, Tribes, Guilds). Ferramentas para alcançar uma organização ágil. Métricas de eficiência da construção de produtos e serviços digitais. Estudos de caso e exemplos práticos.

-Plataformas e Ecossistemas Digitais

 Ementa: A Era dos Negócios de Plataforma. Cultura dos modelos de plataforma. Gestão do ecossistema e relações corporativas. Geração de valor por meio de plataformas e ecossistemas. Estudos de caso e exemplos práticos.

-Inovação e Disrupção Digital

 Ementa: Evolução e à utilização de tecnologias digitais nas operações. Estratégias e negócios das organizações visando a inovação e à competitividade. Aplicação das tecnologias digitais emergentes e/ou disruptivas nas organizações. Novas possibilidades relacionadas à inovação em modelos de negócios.

-Gestão de E-commerce e Marketplaces

 Ementa: Processo de venda na era digital. Métricas de e-commerce (taxa de conversão, tráfego, vendas, ticket médio, taxa de carrinho abandonado, taxa de rejeição, ROI). Marketplace e a atuação dos varejistas. Oportunidades e ameaças no Brasil e no mundo. Estudos de caso e exemplos práticos.

-Operações e Supply Chain

 Ementa: Alinhamento de estratégia e operações. Escala e velocidade ao longo do processo de digitalização. Digitalização das atividades logísticas e de distribuição. Aprimoramento do supply chain por meio tecnologias digitais. Estudos de caso e exemplos práticos.

-Varejo Digital e Omnichannel

 Ementa: Marketing de varejo digital na era omnichannel. Novos modelos de varejo digital e tendencias de mercado. Decisões de sortimento e serviços no varejo. Decisões de comunicação de marketing e de preço no varejo. Estudos de caso e exemplos práticos. 

-Tópicos e Simulação em Negócios Digitais

 Ementa: Oficinas, workshops temáticos e simulação de um ambiente empresarial para a administração e empresas que competem entre si. Desenvolver habilidades de liderança, analítica e de tomada de decisão a partir da análise das regras propostas, das mudanças no ambiente econômico, dos relatórios contábeis e gerenciais emitidos pelo simulador e das políticas e metas da empresa simulada. 

Modulo 3 | Inovação e novas tecnologias

-Inteligência Artificial para Negócios

 Ementa: Introdução à inteligência artificial. Linguagens, ferramentas e tecnologias associadas à IA. Aplicações de IA para solução de problemas complexos. Perspectivas futuras da inteligência artificial. Estudos de casos de utilização de IA.

-Business Intelligence e Visualização de Dados

 Ementa: Conceitos e Evolução do BI. Classificação, análise e decisões com dados. Personalização de dados e unidades. Gráficos adequados a cada tipo de variáveis. Aplicações em Power BI e customização de Dashboards.

-Analytics e Tomada de Decisão

 Ementa: Introdução à era da competição analítica. Desenvolvimento de capacidade analítica. Performance do negócio com analytics. Analytics para processos internos e externos. Digital analytics, análise de concorrentes e tendências.

-Big Data e Computação em Nuvem

 Ementa: Panorama do surgimento do Big Data. Ferramentas e técnicas de Big Data. Soluções para análise de dados em grande escala na nuvem. Arquiteturas para análise de big data baseadas em serviços na nuvem. Aplicações de Big Data e computação em nuvem. 

-Processamento de Linguagem Natural (PLN)

 Ementa: Processamento e mineração de texto (text mining). Indexação de documentos. Análise de sentimento e detecção de emoções. Aplicações de algoritmos de chatbot. Aplicações de PLN.

-Aplicações de Machine Learning

 Ementa: Definições e tipos de aprendizagem. Algoritmos de aprendizado supervisionado e não supervisionado. Reconhecimento de Padrões. Algoritmos e sistemas de recomendação. Estudos de caso e exemplos práticos.

-Introdução ao Deep Learning

 Ementa: Conceitos básicos de rede neural artificial. Otimização de Redes Neurais Artificiais e funcionamentos. Redes convolucionais, recorrentes e recursivas. Aprendizagem por Reforço (Reinforcement Learning). Estudos de casos e aplicações.

-Blockchain e Aplicações

 Ementa: Ecossistema do Blockchain. Inovações na transferência de valor. Aplicativos descentralizados e contratos inteligentes. Oportunidades e fronteiras do Blockchain. Introdução ao Digital Money: origens, funções e variedades.

-Internet das Coisas (IoT)

 Ementa: Introdução e principais tecnologias de IoT. Oportunidades e repercussões de negócios para IoT. Implementação da IoT nas estratégias de negócios. Dispositivos robóticos e smart devices. Estudos de caso e exemplos práticos.


-Cibersegurança e Regulação

 Ementa: Introdução à cibersegurança na atualidade. Segurança e proteção de dados no contexto dos negócios. Ameaças, senhas e privacidade. Visualização de ameaças e falhas de segurança. Princípios e responsabilidades - LGPD (Lei nº 113709/2018).

 

-Tópicos Emergentes em Tecnologia de Negócios

 Ementa: Oficinas e workshops temáticos sobre temas, ferramentas e aplicações. Hackathon para solução de desafio com dados. 

 

-Tópicos Avançados em Novas Plataformas Digitais

Ementa: A nova Web 3.0 e suas implicações para tomada de decisão. A emergência do metaverso e suas implicações para a consolidação de um novo universo digital. Servitização e novas plataformas de oferta serviços – criptomoedas, NFTs, Fan Tokens ecryptogames. A interação entre blockchain e o metaverso e o surgimento de novas empresas e novos modelos de negócio.

PROF. DR. BENNY KRAMER COSTA

PROF. DR. BENNY KRAMER COSTA

COORDENADOR DE CURSO/Professor USP

Possui doutorado e pós-doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1999 e 2006 respectivamente), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1991) e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1985). Atualmente é Professor Titular e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho - UNINOVE, e Professor Livre-Docente do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - USP. Foi Diretor, Professor e Pesquisador do Mestrado Profissional em Administração - Gestão de Esportes, da UNINOVE, desde sua criação em outubro de 2012 até março de 2017. Organizou 6 livros com foco em estratégia e turismo. Foi Editor-Chefe da Revista Iberoamericana de Estratégia - RIAE, de sua fundação até 2014. Foi Editor-Adjunto da Podium - Sport, Tourism and Leisure Review, de 2017 até 2018. Atualmente é Editor Geral da Podium - Sport, Tourism and Leisure Review. Líder do Grupo de Pesquisa no CNPq, intitulado Estratégia e Competitividade no CNPq; e Vice Líder do Grupo de Pesquisa no CNPq denominado Gestão, Estratégia e Inovação em Atividades Criativas (GEIC). Coordenou projetos de pesquisa financiados pelo CNPq: (1) Projeto CNPq (UNIVERSAL) [431232/2018-0] - Engajamento de Stakeholders na Cocriação de Valor da Atividade do Turismo: Uma Investigação Sistemática, Propositiva e Empírica, de 2019 até 2023; (2) Projeto CNPq (UNIVERSAL) [455074/2014-3] - Cocriação de Valor e Stakeholders em Destinos Turísticos e no Setor do Esporte: Uma Investigação em Cidades do Brasil, de 2014 até 2018; (3) Projeto CNPq (UNIVERSAL) [401290/2010-7] - Stakeholders e Estratégias no Setor Turístico Brasileiro: Uma Investigação em Localidades.Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia, atuando principalmente nos seguintes temas: competitividade, stakeholders, cocriação de valor, cenários, competitividade, implementação de estratégias e gestão de projetos. Atua também em marketing e governança, e em áreas como turismo e esporte.

Prof. DR. Paulo Henrique Assis Feitosa

Prof. DR. Paulo Henrique Assis Feitosa

VICE-COORDENADOR DE CURSO/Professor USP

Doutor em Teoria Econômica (2017) pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Graduado em Ciências Econômicas (2006) e Mestre em Economia (2010) pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Atualmente é Professor Doutor (MS-3, RDIDP) do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicações e Artes - ECA e do Programa de Pós-Graduação em Turismo - PPGTUR/EACH da Universidade de São Paulo - USP. É Editor Associado das revistas Innovation & Management Review - INMR e Podium Sport, Leisure and Tourism Review. Foi bolsista de Pós-Doutorado da FAPESP no Departamento de Política Científica e Tecnológica - DPCT/UNICAMP (2018) e pesquisador visitante no Science Policy Research Unit - SPRU na Universidade de Sussex, Reino Unido (2015-2016). Tem experiência na área de Economia Industrial e da Tecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologia, Inovação, Indústria, Desenvolvimento e Economia do Turismo.

Prof. DR. Antonio Geraldo da Rocha Vidal

Prof. DR. Antonio Geraldo da Rocha Vidal

Professor USP - MBA em Gestão e Transformação Digital

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (1983) e em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1980), mestre em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (1990) e doutor em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (1996). Consultor em sistemas de informação, desenvolvendo projetos para diversas entidades, entre elas, FIA - Fundação Instituto de Administração, FIPE - Fundação Instituto de Pesquisas Econônicas, PNUD - Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil, Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Professor doutor da Universidade de São Paulo, lecionando na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEA/USP, nas áreas de Métodos Quantitativos e Informática ao nível de graduação e pós-graduação. Coordenador de Projetos de Consultoria da FIA - Fundação Instituto de Administração. Extensa experiência na área de Administração, com ênfase em gestão de processos, projeto e desenvolvimento de sistemas de informação empresariais e aplicação da tecnologia da informação nos negócios. Pesquisador e consultor nas seguintes áreas: sistemas de informação; modelagem, projeto e desenvolvimento de software aplicativo empresarial; gestão de processos; gestão empreendedora e aplicação da tecnologia da informação em pequenas e médias empresas.

prof. DR. Cesar Alexandre de Souza

prof. DR. Cesar Alexandre de Souza

Professor USP - MBA em Gestão e Transformação Digital

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (1990), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2004). É professor doutor da Universidade de São Paulo desde 2007 e membro permanente do Programa de Pós graduação stricto sensu em Administração (mestrado e doutorado) desde 2008. Tem experiência docente e em pesquisa na área de Administração de Empresas, com ênfase em Administração de Sistemas de Informação, atuando nos seguintes temas: gestão e governança de tecnologia de informação, implantação de sistemas empresariais, informatização de pequenas e médias empresas, novos modelos de negócios digitais, inteligência artificial e machine learning. Possui mais de 150 publicações, entre artigos em periódicos, capítulos de livros e artigos em conferências. Foi Coordenador da ANPAD na divisão de Administração da Informação/Sistemas de Informação (ADI) de 2018 a 2020 e membro do comitê científico da mesma divisão de 2009 a 2012 e de 2015 a 2017. Nesse período participou da organização de 10 eventos EnANPAD e 3 Eventos EnADI. Foi co-chair do Conf-IRM (International Conference on Information Resources Mangement) em 2013 em Natal, Brasil e co-program chair nas edições de 2015 (Ottawa), 2019 (Auckland) e 2021 (Linz-Austria). É coordenador do grupo de pesquisa NETS/FEA/USP (Núcleo de Estudos em Tecnologias, Modelagem e Sistemas em Administração), cadastrado no CNPq. Possui experiência profissional em empresas tendo atuado como CIO e consultor de TI em implantações de sistemas ERP e BI e em avaliação de projetos de investimentos em TI.

prof. DR. Daniel Reed Bergmann

prof. DR. Daniel Reed Bergmann

Professor USP - MBA em Gestão e Transformação Digital

Possui doutorado em Administração na área de Finanças pela FEA-USP, mestrado em Ciências Contábeis pela FEA-USP e graduação em Ciências Contábeis pela FEA-USP. Atualmente é Professor-Doutor do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Pós-Doutorando em Ciências de Dados pelo Instituto Tecnológico da Aeronaútica. As suas área de interesse incluem Finanças Empíricas, Apreçamento de Ativos, Custo de Capital e Econometria Financeira. Ex-Diretor Técnico do Instituto de Previdência do Município de São Paulo. Pesquisador em Finanças e Análise Econômica do Centro de Estudos em Regulação e Infraestrutura da FIA.

prof. DR. Alan César Belo Angeluci

prof. DR. Alan César Belo Angeluci

Professor USP - MBA em Gestão e Transformação Digital

Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ-2) do CNPq. Professor Doutor do Departamento de Informação e Cultura da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Desenvolveu estudos de pós-doutorado na ECA/USP e na University of Texas at Austin, Estados Unidos. Doutor pela Escola Politécnica da USP, com período de Doutorado Sanduíche na University of Brighton, Inglaterra. Mestre e bacharel pela Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design da Universidade Estadual Paulista (UNESP).Tem como principais temas de ensino, pesquisa e extensão: Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Cultura Digital, Interação Humano-Computador (IHC), Arquitetura da Informação e Ciência de Dados.

prof. DR. Heliodoro Teixeira Bastos Filho

prof. DR. Heliodoro Teixeira Bastos Filho

Professor USP - MBA em Gestão e Transformação Digital

Livre Docente, Doutor e Mestre pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo / ECA - USP. Professor das disciplinas Comunicação Visual e Arte Publicitária, no Curso de Propaganda da ECA/USP, desde 1976. Professor no curso de Pós-Graduação: GESTCORP/ECA-USP. Professor no curso de Pós-Graduação: GESTÃO DE COMUNICAÇÃO & MKT / ECA-USP. Professor no curso de Pós-Graduação do PECEGE/ESALQ – USP. Professor nos cursos de Pós-Graduação da FIA/ Fundação Instituto de Administração / FEA – USP. Sócio/Diretor do Estúdio Dorinho Bastos Comunicação & Design, onde desenvolve trabalhos na área de design gráfico e comunicação visual. Cartunista: publica mensalmente charges e cartuns na Revista Propaganda, Revista Marketing, Revista ESPM/Escola Superior de Propaganda e Marketing, e semanalmente no Jornal PropMark. Membro efetivo do corpo de jurados do Prêmio Colunistas de Propaganda.

prof. DR. Alexandre Del Rey

prof. DR. Alexandre Del Rey

Professor USP - MBA em Gestão e Transformação Digital

Doutor pela Universidade de São Paulo em Administração de Empresas (2020), Mestre pela Universidade de São Paulo em Administração de Empresas (2012), possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas- EAESP (2001). Autor, professor, pesquisador e palestrante nos campos de Tecnologia, Inovação, Inteligência Competitiva e Estratégia. Atualmente é professor na USP, FIA, StartSe, SENAC, Metodista e Mackenzie, Proprietário da Engrama empresa de treinamento e aperfeiçoamento profissional. Sócio Proprietário da startup Egronn, plataforma de geração distribuída de energia que conecta geradores com consumidores. Sócio investidor das startups CleanCloud e AgroInteli. Tem experiência profissional na área de Administração, com ênfase em Tecnologia, Estratégia, Inteligência Competitiva, Inovação e Influencia, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia da informação aplicada aos negócios, estratégia tecnológica, inovação de cunho tecnológico, métodos quantitativos para análise de dados e tomada de decisão, negociação, inovação, empreendedorismo, planejamento estratégico e economia comportamental. Sólida experiência profissional internacional: Estados Unidos, Alemanha e China. Além do Português, fala Inglês e Espanhol fluentemente e tem conhecimentos em Alemão. Foi membro do Board Internacional da SCIP (2016-2018), Presidente da SCIP Brasil (2014-2015) e Diretor de 2009 até 2019 (Associação Mundial de Profissionais de Inteligência Competitiva & Estratégia). Alexandre é sócio fundador da I2AI - International Association of Artificial Intelligence, associação sem fins lucrativos que busca fomentar o uso de inteligência artificial por profissionais, empresas, startups, academia e governo através das trocas de experiências e cursos de formação para leigos.

prof. DR. José Glimovaldo Lupoli Junior

prof. DR. José Glimovaldo Lupoli Junior

Professor USP - MBA em Gestão e Transformação Digital

Possui graduação em Formação de Oficiais Intendentes pela Academia da Força Aérea (1985), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contablidade - USP (2006). Atualmente é professor de Marketing da EACH/USP, consultor senior e diretor da empresa Lupoli Jr. & Consultores Associados, dedicada a projetos de consultoria e treinamento para organizações públicas e privadas nas áreas de: gestão, estratégia competitiva e marketing estratégico. É consultor e professor da Fundação Instituto de Administração (FIA) e da Fundação Dom Cabral. Atua como consultor do Programa de Administração de Varejo (PROVAR/FIA), além de coordenar o Grupo de Estudos em Mercado de Consumo (GEMEC), filiado à Universidade de São Paulo (USP). É Tenente-Coronel da reserva da Força Aérea Brasileira, onde atuou na área de logística aeronáutica por mais de 20 anos, gerenciando o suporte logístico e de manutenção das diversas aeronaves da Força. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em estratégia e marketing, atuando principalmente com os seguintes temas: estratégia, competitividade, planejamento, gestão organizacional e varejo.

Profª. Drª. Angelica Pigola

Profª. Drª. Angelica Pigola

Professor USP - MBA em Gestão e Transformação Digital

Doutorado Acadêmico em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (2024). Doutorado Acadêmico em Administração pela Universidade Nove de Julho (2023) com período sanduíche na Aston University em Birmingham, UK. Mestrado Acadêmico em Administração (2021) pela Universidade Nove de Julho (2021) com estágio internacional no Instituto Politécnico de Setúbal em Portugal, Pós-Graduação em Administração de Marketing na Fundação Armando Alvares Penteado (2001) e Graduação em Administração de Empresas na Universidade Paulista (1995). Experiência corporativa de 30 anos em grandes organizações nas áreas de Planejamento e Estratégia de Recursos Humanos, liderança de projetos tecnológicos e transformação digital.

profa. DRA. Maria Clotilde Perez Rodrigues

profa. DRA. Maria Clotilde Perez Rodrigues

Professora USP - MBA em Gestão e Transformação Digital

Professora titular de Publicidade e Semiótica da ECA - USP (2017). Livre-docente em Ciências da Comunicação pela ECA - USP (2007). Pós-doutora em Design Thinking pela Stanford University (2013). Pós-Doutora em Comunicação pela Universidad de Murcia, España, com bolsa da Fundación Carolina (2009). Pós-doutora pela Universidade Católica Portuguesa, Porto (2011). Doutora em Comunicação e Semiótica (2001) e Mestre em Administração de Marketing (1998) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Administradora formada pela PUC SP (1994). Professora do CRP ECA USP (desde 2002) na graduação em Publicidade e no programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação. Chefe do Depto CRP - Relações Públicas, Publicidade e Turismo da ECA USP (fev. 2017-fev.2021). Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da ECA USP (2021-2023). Professora da PUC SP (desde 1995). Assessora da VRAC - Vice Reitoria Acadêmica e da Reitoria da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo entre 2004/2008. Assessora da Fundasp - Fundação São Paulo 2011/2013. Professora convidada da Universidade Católica Portuguesa, junto ao programa de Mestrado em Marketing (desde 2004). Professora convidada da Universidad de Murcia, Espanha, junto à Facultad de Comunicación e no Master em Tendencias Socioculturales (desde 2009). Visiting Associate Professor junto ao CDR - Centre for Design Research de Stanford (2013). Vice-presidente da ABP2 - Associação Brasileira dos Pesquisadores em Publicidade (2009/2015). Presidente da ABP2 (2016/2021). Vicecoordenadora do GT Publicidade e Propaganda da Intercom (2012/2014). Coordenadora do GP Publicidade e Propaganda da Intercom (2015/2017). Vice-presidente da FELS - Federación Latinoamericana de Semiótica (2017-2021). Vice coordenadora do GT Consumos e processos comunicacionais da Compós (2021-2022). Líder do GESC3 - Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo, certificado pelo CNPq (2007). Membro do Corporate Excellence - Centre for Reputation Leadership, Espanha. Semioticista com experiência nas áreas de Comunicação, Semiótica, Consumo, Publicidade, Marca, Criatividade e Tendências Sociais. Fundadora da Casa Semio. Editora da revista Signos do Consumo. Organizou os livros Mediações, perspectivas plurais (2020), Ontologia Publicitária: epistemologia, práxis e linguagem (2019), Universo Sígnico da Pirataria: Falso? Verdadeiro! (2013), Hiperpublicidade 1, Hiperpublicidade 2 (2007) e Voluntariado e a Gestão das Políticas Sociais (2005). Autora de Há limites para o consumo? (2020), Signos da Marca (2004, 2a. edição 2017), Mascotes, Semiótica da Vida Imaginária (2011) e coautora de Publicidade e periodização da vida: (re)significação da velhice (2019), Psicodinâmica das Cores em Comunicação (2006) e Comunicação e Marketing - Teorias da Comunicação e Novas Mídias (2003). Autora de vários artigos e capítulos de livro no Brasil e no exterior nas áreas de Semiótica, Comunicação, Consumo, Publicidade, Marcas, Criatividade, Estudos de Tendências e Semiótica das Organizações. Autora de mais de 100 laudos semióticos de expressões de marcas para suporte a processos judiciais. Colunista da revista Casa & Jardim (Os sentidos do habitar) e do portal Nosso Meio (Academia e mercado).

prof. DR. Massimo di Felice

prof. DR. Massimo di Felice

Professor USP - MBA em Gestão e Transformação Digital

Possui graduação em Sociologia - Università degli Studi La Sapienza (1993), doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2001) e pós-doutorado em Sociologia pela Universidade Paris Descartes V, Sorbonne (2012). É professor da Universidade de São Paulo, ministrando aulas na graduação e pós-graduação da Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP). É professor visitante nas Universidades, Università Roma III (Itália), Université Paul-Valéry Montpellier III (França), Universidade Lusófona (Portugal). Tem experiência na área de Sociologia, Antropologia e Comunicação, nos últimos anos, suas pesquisas vêm aprofundando o estudo das redes complexas em três dimensões. A primeira, o estudo das alterações da condição habitativa, a partir da difusão de interações em redes informativas com o meio ambiente, cujo resultado está contido nas obras ?Paisagens pós- urbanas - o fim da experiência urbana e as formas comunicativas do habitar? (2009), ?Pós humanismo? (2010) e ?Redes Digitais e Sustentabilidade - as relações entre o homem o meio ambiente na época das redes? (2012); a segunda dimensão, o estudo do significado das alterações da ação nas redes digitais, pesquisa internacional sobre o net-ativismo que recebeu o apoio da Fapesp (Auxílio à Pesquisa Regular), e gerou além de diversos artigos internacionais e a publicação dos livros ?Do público para as redes (2008)? e ?Net-ativismo: as ecologias das interações nas redes digitais, da ação social ao ato conectivo (2017)?; a terceira dimensão, o estudo sobre o comum digital e a superação da ideia humano-técnica e industrial da comunicação. Seu mais recente livro "A cidadania digital" publicado no Brasil (Editora Paulus, 2020) e na Itália (Editora Meltemi, 2019), com apoio da Fapesp (Auxílio à Pesquisa Regular) consagra novas perspectivas da participação e da cidadania no contexto das plataformas digitais É autor de vários ensaios e artigos publicados em diversas revistas europeias, como La critica Sociologica (Univ. La Sapienza, Roma), Ágalma (Univ. Tor Vegata, Roma) e Sociétés (Ceaq, Univ. Sobornne). No Brasil, coordena a coleção Atopos (Editora Annablume), coleção Era Digital (Editora Difusão) e Clássicos para Comunicação (Editora Paulus).

PROF. MS. VINICIUS BASSO

PROF. MS. VINICIUS BASSO

Professor USP - MBA em Gestão e Transformação Digital

 Mestre em Administração pela FEA-USP, com ênfase em marketing. Expertise em estudo de Marketing Analytics sob a perspectiva de gestão estratégica (marketing analytics capability e firm capabilities). MBA executivo em marketing pela ESPM. Ampla experiência em gestão empresarial, em especial no contexto do e-commerce, plataformas online, gestão de marcas e indicadores de performance; e em gestão de projetos de consultoria com foco em estratégia e ciência de dados. Possui conhecimento em técnicas estatísticas para análises multivariadas de dados com aplicação no contexto acadêmico e empresarial. Bacharel em direito pela Faculdade de Direito da USP

Prof. DR. Pedro Luiz Côrtes

Prof. DR. Pedro Luiz Côrtes

Professor USP - MBA em Gestão e Transformação Digital

Professor do Departamento de Informação e Cultura da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, em que ocupa o cargo de vice chefe de departamento. Professor do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP na Divisão Científica de Gestão, Ciência e Tecnologia Ambiental. Professor convidado da Universidade do Porto (Faculdade de Ciências), sob anuência da USP. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Comunicações e Artes da USP (PPGCI-USP) onde é responsável pela disciplina Gestão da Informação e do Conhecimento (CBD5939). Professor do Programa de Pós-graduação em Ciência Ambiental (PROCAM-USP) do Inst. Energia e Ambiente da USP onde é responsável pela disciplina Mudanças Climáticas e Redução de Emissões (PCA5019). Professor da Universidade do Porto (Portugal) onde atua como orientador do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologia do Ambiente da Faculdade de Ciências. Revisor de relatórios do IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change). Recentemente, passou a fazer parte do recém-criado Centro de Inovação e Sustentabilidade (CIS), uma iniciativa da Reitoria e da Superintendência de Gestão Ambiental da USP que reúne pesquisadores de 26 diferentes áreas para o desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas na área ambiental. Possui Pós-Doutorado em Ciência e Tecnologias do Ambiente na Universidade do Porto, Portugal (2015), Livre-Docência em Ciência da Informação pela USP (2010), Pós-Doutorado em Ciência da Informação na Escola de Comunicações e Artes da USP (2007), Doutorado em Ciências da Comunicação pela USP (2004), Mestrado em Administração pela FECAP (2001) e graduação em Geologia pela USP (1986). Na ECA, desenvolve o projeto de pesquisa em Literacia Ambiental, área do conhecimento que investiga e analisa a capacidade de uma pessoa perceber, compreender, interpretar e valorizar as informações ambientais (a partir de diversas fontes), incorporando-as ao seu uso cotidiano. É elemento essencial para o sucesso de políticas ambientais públicas. Como parte desse projeto, tem sido fonte de veículos como Financial Times, Deutsche Welle, TV Cultura, Rádio USP, Rádio CBN, Rádio Bandeirantes, CNN-Brasil, GloboNews, Record News, G1, UOL, Tageszeitung, El País, Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo, dentre outros, com mais de 500 entrevistas proferidas. No IEE, desenvolve projeto de pesquisa sobre Políticas Públicas relacionadas às Mudanças Climáticas. Como fruto dos projetos de pesquisa, possui expressiva produção multimídia, com mais de 300 vídeos publicados, incluindo o documentário Amazônia: A Destruição Consentida (2020), disponível em https://tinyurl.com/docamazonia. Ainda considerando sua produção multimídia, desenvolve o projeto AMBIENS, disponível em www.pedrocortes.com.br, que utiliza a fotografia para (re)avivar nas pessoas o espírito preservacionista. Em 2021, produziu o documentário A Nova Crise Hídrica Explicada (https://tinyurl.com/novacrise). Professor / palestrante convidado da Universidad de Buenos Aires e Universidad Nacional de Quilmes (Argentina), Universidad Tecnológica Metropolitana e Universidad de la Frontera (Chile), Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo (México) e Instituto Politécnico de Leiria (Portugal). Criador e coordenador da Rede Internacional de Estudos Sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade www.rimas.academy, rede multidisciplinar que congrega pesquisadores de 23 universidades em oito países. Há cinco anos, é comentarista sobre meio ambiente e sustentabilidade do Jornal da USP (material disponível no canal do YouTube O Ambiente é o Nosso Meio - https://tinyurl.com/radiousp). Foi assessor técnico da Superintendência de Gestão Ambiental (SGA-USP) entre 2012 e 2014, sendo responsável pela organização das informações ambientais da USP e pelo projeto de comunicação social da SGA, incluindo a TV-SGA. Consultor para avaliação de revistas científicas para a Coleção SciELO Editor adjunto da Revista Ambiente & Sociedade (indexada SciELO e Scopus).

Prof. DR. Sérgio Bairon Blanco Sant'Anna

Prof. DR. Sérgio Bairon Blanco Sant'Anna

Professor USP - MBA em Gestão e Transformação Digital

É Livre Docente pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, onde exerce atividades docentes e de pesquisa na temática do Audiovisual, da Hipermídia e da Produção Partilhada do Conhecimento. Possui doutorado em Ciências pela F.F.L.C.H. da Universidade de São Paulo e pós-doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC SP e em Comunicação e Humanidades pela Freie Universität Berlin, Alemanha. Entre agosto de 2013 e abril de 2014 esteve como Professor Visitante na Universidade de Stanford - Califórnia. Tem experiência nas áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, com ênfase em Comunicação, Semiótica, História da Cultura, Psicanálise da Cultura, Antropologia Visual e Hipermídia. É lider do CEDIPP - Centro de Comunicação Digital e Pesquisa Partilhada. Publicou os seguintes livros: Hipermídia (2011), Imagenes de la Cultura e Cultura de las Imagenes (2007), Antropologia Visual e Hipermedia (2007), Interdisciplinaridade (2002), Psicanálise e História da Cultura (2001), Texturas Sonoras (2005), dentre outros. Também criou e produziu vários filmes e hipermídias. 

prof. ESP. Daniel Donda

prof. ESP. Daniel Donda

Professor USP - MBA em Gestão e Transformação Digital

É Security Consulting Senior Manager na Accenture, uma das maiores empresas de consultoria no mundo. Seu foco profissional se centra em resolver desafios de segurança cibernética, fornecendo soluções para segurança, gerenciamento, conformidade e identidade. Ajuda a criar e manter soluções de segurança de TI para as organizações. Como consultor sou responsável por reuniões de pré-vendas, conferências, provas de conceito, demonstrações, compromissos de consultoria e treinamentos para auxiliar na qualificação e fornecer suporte técnico e consultivo aos prospects. Como expertise em segurança cibernética, constantemente desenvolve suas habilidades, fazendo treinamentos, pesquisando e analisando as principais tendências de segurança cibernética, a fim de identificar e apresentar soluções criativamente aos clientes em potencial de uma maneira que eles possam se relacionar e entender. Ao longo de sua carreira publicou 6 livros: Guia prático de implementação da LGPD, pela Editora Labrador (2020); Administração do Windows Server 2008 R2 Server Core, pela Brasport(2011); Guia de Certificação Windows Server 2003 2a edição (2006); PowerShell: Um guia desenvolvido especialmente para profissionais de infraestrutura, eBook Kindle (2013); Guia TCP/IP: Entendendo o IPv4 e IPv6 eBook Kindle (2020); GPO Group Policy Objects - Da teoria à prática - ajudando a Administradores a automatizar tarefas (2013); Scripting -Compilado de artigos sobre scripts (Batch) (2013).

prof. ESP. Fabio Zoppi Barrionuevo

prof. ESP. Fabio Zoppi Barrionuevo

Professor USP - MBA em Gestão e Transformação Digital

Especialista em Inovação e Estratégia pelo MIT Sloan School of Management, com MBA pelo CEAG da EAESP/Fundação Getúlio Vargas, tendo concluído também as disciplinas opcionais Preparatórias para a Docência da mesma Instituição. Graduado em Gestão de Negócios Internacionais (GNI) pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP. Cursou disciplinas no mestrado stricto sensu em Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos - EESC/USP. Atua como Professor Especialista em disciplinas de Gestão & Negócios no SENAC e em outras instituições de ensino. É mentor de negócios em alguns projetos de inovação: Google Campus, I-CORPSTM , Acelera e Hackathon FIESP, entre outros. Black Belt em Lean Six-Sigma, foi empresário do setor industrial por 12 anos, entregando soluções para automação e eficiência energética.

prof. ESP. GUSTAVO COELHO PEREZ

prof. ESP. GUSTAVO COELHO PEREZ

Professor USP - MBA em Gestão e Transformação Digital

Especialista em comunicação digital, com conhecimento amplo nas áreas da comunicação. Tem experiência em Agência, Criativo(D.A.) e Marketing, com domínio geral sobre negócios e buscas de melhores estratégias de comunicação digital para os clientes. Possui habilidades em planejamento estratégico de rede social, marketing de conteúdo e planejamento digital; marketing, marketing político, criação de campanhas publicitárias, concorrências públicas e privadas, direção de arte, design, fotografia e comunicação visual; implantação de programa de qualidade/5s em agência de publicidade, implantação de agência escola em universidade e prática pedagógica na área de comunicação; e consultoria, instrutoria e assessoria na área de planejamento digital. Palestrante em eventos sobre Social Media e Estratégia Digital.

prof. MS. Franklin Thiago Ribeiro Yamaçake

prof. MS. Franklin Thiago Ribeiro Yamaçake

Professor USP - MBA em Gestão e Transformação Digital

Doutorando em administração pela Uninove (2021-2023), Mestre em Administração pela FECAP (2016), Pós graduado em gestão Pública pela UFSJ (2010), MBA pela FGV (2006). Graduado em Engenharia de Computação pela Universidade de São Paulo (2003). Gerente de investimentos de 2011 a 2017 e atualmente é Head Ecossistema de Startups pela Investe São Paulo, agência de Promoção de Investimentos e Competitividade do Estado de São Paulo. Co-fundador da rede de investidores-anjo Poli Angels. Atuou como professor visitante nos MBAs da FECAP, USP e BSP.

Prof. Dr. YURI LÁZARO DE OLIVEIRA CUNHA

Prof. Dr. YURI LÁZARO DE OLIVEIRA CUNHA

Professor USP - MBA em Gestão e Transformação Digital

Doutorando em Análise e Administração de Tecnologia da Informação pela EAESP/FGV, possui mestrado em Estratégia Empresarial e MBA em Gestão de Processos de Negócios. Ele é professor de pós-graduação em escolas como BSP, ESPM, FIA, Centro Universitário Belas Artes, UNIFACS, entre outras. Além disso, é consultor organizacional com mais de 19 anos de experiência em projetos de alta complexidade, tendo trabalhado em empresas como Totvs, Itaú, HP, IBM, EY, Baker Tilly International e Atos Consulting. Atuou em projetos de consultoria em organizações como BMW, Volkswagen, P&G, Samsung, Siemens, entre outras.

profa. ESP. Heloisa Deboni Dutcosky

profa. ESP. Heloisa Deboni Dutcosky

Professora USP - MBA em Gestão e Transformação Digital

Atualmente é Pricing Specialist XP Inc., tendo sido Business Analyst em grandes empresas de consultoria globais na McKinsey & Company e na Roland Berger. Também foi Market Strategy and Planning, na Procter & Gamble; Marketing Intelligence na Jumia Group, em Paris e Região, França; Business Intelligence, na Kanui; e Analyst, na POLI Júnior. Graduada em Engenharia de Materiais na Escola Politécnica da USP, com outras formações acadêmicas em Data Science na NYC Data Science Academy, e Bachelor of Engineering (B.E.) na Ecole des Mines d'Alès . Também tem licenças e certificados, tais como Certified Blockchain Expert, na Blockchain Council; e Professional Scrum Master I, na Scrum.org

profa. DRA. Ivette Raymunda Luna Huamani

profa. DRA. Ivette Raymunda Luna Huamani

Professor USP - MBA em Gestão e Transformação Digital

Professora do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas, no Departamento de Teoria Econômica (DTE). Possui mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2003/2007). Atualmente coordena o Núcleo de Economia Aplicada, Agrícola e do Meio Ambiente (NEA+) e participa ativamente do Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (NEIT). Também é membro da Associação Brasileira de Economia Industrial e Inovação (ABEIN). As suas pesquisas se caracterizam pela análise empírica no campo microeconômico, utilizando instrumentos de Simulação, Ciência dos Dados e Complexidade Econômica na análise de temáticas diversas, porém com predominância no estudo da dinâmica industrial, estrutura produtiva e desenvolvimento econômico. 

prof. DR. Lucas Daniel Ramos Ribeiro

prof. DR. Lucas Daniel Ramos Ribeiro

Professor USP - MBA em Gestão e Transformação Digital

Profissional de Educação Corporativa; Mestre e Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho (2017; 2021); Especialista em Negócios Internacionais pela Universidade Presbiteriana Mackenzie-SP (2008); Graduado em Tradução pela Universidade Eurípedes de Marília-SP (2006) e Comércio Exterior pela Unisul-SC (2013). Empresário de Educação Corporativa, atuei como Coordenador de Pós Graduação Lato-Sensu e Coordenador de Pólo Acadêmico de Educação à Distância; e atuo como Consultor de Negócios e Internacionalização, e Professor de Pós-Graduação Lato-Sensu desde 2010. Dedico-me ao estudo da Administração de Empresas com interesse em educação corporativa, gestão do desempenho, instituições de ensino superior, desenvolvimento de negócios internacionais, stakeholders.

prof. DR. Manoel Veras de Souza Neto

prof. DR. Manoel Veras de Souza Neto

Professor USP - MBA em Gestão e Transformação Digital

Possui doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo - USP (2001), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1985) e graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (1983) . É professor titular da UFRN atuando na área de Administração, com ênfase em Gestão e Tecnologia da Informação. Coordena o grupo de pesquisa registrado no CNPQ : Estudos Organizacionais em Gestão de Projetos. Coordena a especialização em em Gestão Dinâmica de Projetos na UFRN. É autor de mais de cem artigos acadêmicos e de vários livros na área de Tecnologia da Informação e Gestão de Projetos com foco em Capacitação Profissional. Faz parte do conselho de desenvolvimento acadêmico (CDA) do Instituto Metrópole Digital (IMD) da UFRN. É membro permanente do conselho deliberativo da incubadora Inova Metrópole e do Conselho Administrativo do Parque Tecnológico Metrópole Digital .É professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) , Possui experiência no setor privado e no setor público.

prof. MS. Naiche van Der Poel

prof. MS. Naiche van Der Poel

Professor USP - MBA em Gestão e Transformação Digital

Doutorando em Administração pela Universidade Nove de Julho - 2023. Mestrado em Gestão Para Competitividade pela EAESP - FGV - 2020. Pós-Graduação Lato Sensu - MBA em Construções Sustentáveis pela UNICID - 2015. Pós-Graduação Lato Sensu - MBA em Marketing com Ênfase em Operações Comerciais pela FGV - 2008. Pós-Graduação Lato Sensu - MBA em Gestão Empresarial pela FGV - 2002. Extensão em Administração Financeira pela FCAP/UPE - Universidade de Pernambuco - 1999. Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Paraíba - 1998. Bolsista de Iniciação Científica pelo PIBIC/UFPB/CNPq por dois anos - 1995-1997. Profissional hands on com ampla vivência nas áreas comercial, vendas, e-commerce e administrativo-financeira. Sólida experiência no varejo com gestão e superação de metas e resultados, gestão de produtos, desenvolvimento de equipes e negócios, gerenciamento de canais, reestruturações corporativas, transformação digital e processos de start up. Gestor responsável por KPIs de vendas on-line e físicas de produtos e serviços em operações nacionais, regionais e em filiais de empresas nacionais e multinacionais. Experiência em canais como e-commerce, lojas próprias, multimarcas, grandes redes varejistas, distribuidores e franquias gerenciando indicadores comerciais, operacionais e financeiros: metas, Budget e OBZ, Forecast, OTB, P&L, DRE, EBITDA e KPIs de compras e vendas em negócios on-line e físicos. Atuação em B2C e B2B por cerca de nove anos como gestor comercial no setor de telecomunicações, quatro anos em e-commerce, três anos em empresa de soluções energéticas e sustentabilidade, dois anos em distribuição e quatro anos como Gerente Administrativo-Financeiro, sendo responsável pelas áreas financeira, contábil/fiscal, administrativa e RH de filiais, prestando suporte para a área comercial de uma multinacional. Liderança voltada para superação de metas e resultados operacionais e financeiros; seleção, formação e motivação de pessoas; planejamento e execução de vendas; análise de mercado e combate à concorrência; construção de relacionamentos sólidos com parceiros comerciais; atingimento de indicadores de satisfação de clientes (NPS, Nível de Serviço etc.). Português nativo, inglês avançado e leitura em espanhol.

Prof. DR. Raphael Donaire Albino

Prof. DR. Raphael Donaire Albino

Professor USP - MBA em Gestão e Transformação Digital

Doutor e Mestre em Administração de Empresas pela FEA/USP, possui graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, campus Bauru, e especialização, no caráter de MBA, em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Atua como especialista em agilidade no Nubank e é docente nos cursos de pós-graduação e MBA da FIAP e da FIA. Tem experiência na área de Sistemas de Informação e em desenvolvimento de software. Tem como áreas de interesse de estudo: Transformação Digital, Modelagem de Negócios, Soluções baseadas na Internet, Desenvolvimento Organizacional Suportado por TI, TI e Negócios, Gestão de Projetos, Produtos digitais, Inovação e Tecnologia da Informação na Educação.

prof. ESP. Ricardo Antonio Cappra

prof. ESP. Ricardo Antonio Cappra

Professor USP - MBA em Gestão e Transformação Digital

Estudioso de cultura analítica e cientista chefe do Cappra Institute for Data Science. Seu foco de estudo é o impacto dos dados na sociedade e nos negócios, criando métodos para simplificar a ciência de dados e acelerar a cultura analítica, e desenvolvendo projetos, times e negócios para dar suporte a evolução analítica. Tem grande experiência em tecnologia, mais especificamente a tecnologia da e profundo gosto pela Ciência de Dados. Ao longo da carreira tem ajudado empresas como Banco Mundial, Rede Globo, Unilever, Gerdau, Grupo Fleury, Santander, Ambev, UOL e seus líderes a criarem estratégias, áreas, pessoas e processos orientados por dados.

Prof. DR. Rogério Alves Soares

Prof. DR. Rogério Alves Soares

Professor USP - MBA em Gestão e Transformação Digital

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho - Uninove (2020). Mestre em Gestão de Projetos mestrado profissinal - Uninove (2016). Engenheiro da Computação pela Universidade São Judas Tadeu - (USJT 2001). Aluno bolsista PROSUP com pesquisa relacionada à gestão de projetos e sua relação com desempenho das empresas, pesquisa nos seguintes temas: teorias da estratégia, gestão de projetos com ênfase em gestão de stakeholders, antecedentes de desempenho de projetos, desempenho da gestão de projetos e desempenho do produto de projetos. Possui experiência em empresas de Tecnologia da Informação atuando como desenvolvedor de sistemas (2000 - 2008); gerente de projetos de TI (2008 - 2015); gerente de serviços de TI America Latina (2016 - atual). Atua como revisor da revista PODIUM Sport, Leisure and Tourism e da revista Gestão e Projetos.

PROF. MS. MURILO MASSARI

PROF. MS. MURILO MASSARI

Professor USP - MBA em Gestão e Transformação Digital

Mestre em Varejo pela FGV. MBA em Marketing pela FGV. Graduado em Administração pela UNIFOR. Profissional com ampla vivência no varejo multicanal (e-commerce e físico), nas áreas comercial, planejamento comercial, logística, financeiro e marketing. Experiência com operações e vendas no varejo em empresas multinacionais e nacionais. Carreira construída com foco no desenvolvimento de pessoas, crescimento (venda e rentabilidade), solução de problemas, otimização de recursos, desenvolvimento de parcerias, gestão de indicadores, gestão de canais de vendas físicos e digitais, desenvolvimento de marcas, categorias, produtos e serviços. Experiencia adquirida em empresas dos segmentos: Varejo de Esporte e Moda (Grupo Netshoes), Varejo de Bens Duráveis / Tecnologia (Walmart.com e Magazine Luiza - Magalu), Telecomunicações (Oi e TIM). Gestão de times diretos e indiretos, entre gerentes seniores, gerentes corporativos, gerentes, analistas, assistentes, estagiários, trainee e empresas prestadoras de serviço. Gestão de canais on-line e físicos: e-commerce (pagos e não pagos), lojas próprias, franquias, redes varejistas, distribuidores, multimarcas. Domínio de indicadores e ferramentas como: GMV, margem, comissão, lucro bruto, margem de contribuição, audiência, ADCOST, taxa de conversão, taxa de efetividade, curva de captação, orçamento, budget, Ebitda, P&L, Forecast, DRE, OTB, OBZ, NPS, precificação dinâmica, inventario, giro, cobertura, ROI, ROAS, ticket médio, programação de compras, gerenciamento do “ciclo de vida” do produto. Desenho de estruturas comerciais, criação de modelos de gestão de alta performance e planos de ações, implantando novas estratégias em vendas, campanhas, ofertas e parcerias comerciais, em conjunto com as demais áreas. Gestão de categorias, desenvolvimento de fornecedores, prospecção, desenvolvimento de produtos e desenvolvimento de parceiros. Experiência no varejo com superação de metas e resultados, gestão de projetos, produtos e canais, desenvolvimento de equipes, reestruturações corporativas, transformação digital, importação, desenvolvimento de marca própria, desenvolvimento de produtos;
• Experiência com gestão de modelos com alta complexidade, ou seja, de múltiplas categorias, complexidade de sortimento, parceiros e fornecedores, plataformas diferentes e conectadas, regionalização e multicanalidade;
• Experiência com gestão de plataformas simultâneas, ou seja, ecossistemas;
• Prospecção e manutenção de parceiros comerciais e fornecedores para varejo, e-commerce, franquias, distribuidores;
• Entusiasta do trabalho em equipe, com formação, estruturação e gestão de times vencedores.

PROF. MS. Bruno Peres

PROF. MS. Bruno Peres

Professor USP - MBA em Gestão e Transformação Digital

Especialista em marketing digital premiado com 19 anos de experiência, trabalhando com várias campanhas globais orientadas a resultados em um ambiente de relatórios de nível C, procurando insights digitais para mostrar o melhor de qualquer história encontrada em cada projeto. Com grande experiência em gerenciamento de campanhas digitais e planejamento orçamentário. Trabalhando para a UNICEF na sede das Nações Unidas; para Groupon Latin America, iFood Brasil e Accorhotels Latin America;

PERGUNTAS FREQUENTES

Cópias simples:

  • RG (NÃO SERÁ ACEITO CNH NO LUGAR);
  • CPF;
  • Comprovante de endereço.

Cópias autenticadas em cartório  ou ter autenticação digital fornecida pela faculdade:

  • Diploma de Graduação  (Cópia autenticada em cartório  ou ter autenticação digital fornecida pela faculdade);
  • Histórico da sua graduação (Cópia autenticada em cartório  ou ter autenticação digital fornecida pela faculdade).

PORQUE DA AUTENTICAÇÃO:

Em cursos presenciais da ECA-USP, a secretaria consegue validar o documento original pela marca d'água. Já no ambiente online, não é possível realizar essa verificação. A cópia autenticada em cartório ou com autenticação online fornecida pela própria instituição de ensino nos permite atestar a veracidade do documento e garantir segurança de informações dos candidatos.

Sim, todas as aulas serão disponibilizadas para consulta após o termino da aula do dia, ficando disponível até 1 mês após a finalização do curso para visualização e entrega das notas para aprovação e recebimento do certificado.

Sim o certificado é totalmente digital, após o encerramento do curso, é dado baixa nos reprovados, a USP leva em média de 3 a 4 meses para emissão dos certificados. 

O sistema irá encaminhar  os certificados via e-mail, o mesmo cadastrado na plataforma ou para os alunos que enviaram direto a documentação no apolo no e-mail cadastrado no ato da inscrição.

Não é possível trancar o curso, apenas é realizado o CANCELAMENTO conforme a clausula 5 do Termo de Adesão do curso ( acesse aqui ). O Aluno deverá formalizar o pedido de Rescisão Contratual junto à Secretaria do Curso por e-mail , com antecedência de no mínimo 30 (trinta) dias da data em que pretende interromper o Curso.

 


  • PAG SeguroÀ Vista por R$90,00 + 18 Mensalidade de R$590,00*
  • PagSeguro CreditoÀ Vista por R$90,00 + 18 Mensalidade de R$590,00*
  • PagSeguro BoletoÀ Vista por R$90,00 + 18 Mensalidade de R$590,00*
*Condição para pagamento à vista. Em caso de parcelamento podem ser aplicadas taxa de juros.