QUAL CONTEÚDO?
Modulo 1 | Liderança, comunicação e marketing
- Gestão da Mudança e Liderança Digital
Ementa: Estratégias para a mudança organizacional. Desenvolvimento de uma cultura digital. Liderança na transformação digital.
Ferramentas para a elaboração de um plano de gestão das mudanças. Estudos de caso e exemplos práticos.
- Cultura Analítica e Abordagem Data-driven
Ementa: Métodos e ferramentas e melhores práticas para uso de dados. Data Wrangling (preparação de dados). Gestão de performance
e construção de KPIs (indicadores). Digital analytics para modelagem de dados. Extração de valor em redes sociais e
plataformas digitais (Social Big Data). Resolução de problemas e aplicações na gestão.
- Criação e Produção em Linguagem Digital
Ementa: Estudar e analisar os recursos para criação e produção de linguagem digital, envolvendo a interatividade multimídia, ambientes
hipertextuais, a não linearidade, a diversidade de níveis taxionômicos e recursos audiovisuais. A disciplina introduzirá a
temática e desenvolverá trabalhos práticos de acordo com o conhecimento dos estudantes.
- Digital Branding
Ementa: Função e relevância das marcas no mundo digital. Identidade e posicionamento de marcas. Arquitetura e extensão de marcas.
Melhores práticas para construção de brand equity.
- Marketing Digital
Ementa: Comunicação integrada de marketing. Combinação e integração de ferramentas de comunicação online. Dispositivos digitais
como ferramenta mercadológica. Gestão da comunicação de massa e pontos de contato. Métricas digitais e funil de conversão
digital. Estudos de caso e exemplos práticos.
- Jornada e Experiência do Consumidor
Ementa: Introdução ao Customer Journey (CX). Gestão de serviços, experiências relevantes e micromomentos. Criação e planejamento
de produtos e serviços digitais. Customer Experience (CX): design, usabilidade e arquitetura. Criação, prototipagem e
desenvolvimento com foco no usuário. Estudos de caso e exemplos práticos.
- Aplicativos e Função Publicitária
Ementa: A meta-publicitarização da vida. aplicativos como modelo de negócio na economia de intermediação. A institucionalização da
reputação e credibilidade de aplicativos como marcas. A automação da promoção dos serviços intermediados por aplicativos.
- Tendências de Consumo Phigital
Ementa: O termo phygital tem origem nas palavras physical (físico, em português) e digital. O conceito relaciona os ambientes online e
offline na jornada de consumo. Portanto, é essa lógica que deve pautar o planejamento de marketing, a produção de
campanhas e ações e até a análise de dados do comportamento de consumo.
- Redes Digitais e Sustentabilidade
Ementa: A existência de uma esfera digital remete à possibilidade técnica de criar redes a-territoriais de informações que passam a
alterar as sociabilidades e os significados da ação social que apontam na direção de um maior protagonismo dos sujeitos. O
objetivo da disciplina é mostrar os efeitos de tais transformações e as implicações teóricas que remetem ao surgimento de
novas teorias sobre os processos comunicativos em redes. Desde o surgimento da sociedade civil internacional, das redes de
consumidores críticos, da difusão de uma cultura ambientalista global, a sociedade contemporânea está passando por processos
de redefinição contínua de significados e relações.
- Cenários, ESG e Stakeholders
Ementa: Identificação de tendências e incertezas econômicas, mercadológicas, sociais, tecnológicas da transformação digital, por meio
de diferentes métodos de estudo do futuro, e a investigação da estratégia nas organizações tendo em vista tais variáveis do
futuro. Combinam-se técnicas atuais e integradas de prospecção de futuro, com a identificação de conceitos e novos modelos
de estratégias em organizações. São empregados métodos como: cenários, Delphi e análise de stakeholders. Busca-se a
consolidação das teorias e o desenvolvimento de novos modelos de prospecção para o suporte a formulação de estratégias
visando à sua aplicação na prática gerencial.
- Tópicos Especiais em Comunicação e Marketing
Ementa: A partir da exposição dos princípios da construção da marca, em seus aspectos tangíveis, com base no design gráfico, poderá
ser colocado como discussão o comportamento das marcas no novo ambiente, o digital. A princípio, pode ser aqui colocado que
as possibilidades dos meios digitais favorecem a construção da marca na mente do consumidor, valorizando ações e campanhas
de Branding. Mas por outro lado, a expansão do mundo digital “engrandece” a concorrência. Por consequência, uma velha
estratégia da comunicação torna-se necessária: a Criatividade.
Modulo 2 | Estratégia, negócios e disrupção
-Estratégias em Novos Negócios Digitais
Ementa: Construção de uma visão digital e mobilização de stakeholders. Captura de oportunidade e mitigação de ameaças digitais.
Agilidade estratégica e estabilidade de longo prazo. Desafios da execução da estratégia na era digital. Resolução de problemas e
aplicações na gestão.
-Empreendedorismo e Modelo de Negócio
Ementa: Novos modelos de organização: exponenciais, bi-modais e plataforma. Arquitetura de organizações digitais e
Intraempreendedorismo. Disrupções e reinvenção de modelos de negócios. Digitalização e novas proposta de valor. Estudos de
caso e exemplos práticos.
-Design Thinking e Lean Startup
Ementa: Introdução à abordagem Design Thinking. Etapas do processo de Design Thinking: imersão, ideação e prototipação.
Pensamento visual e potencialização de narrativa com imagens. Método Lean Startup e produto mínimo viável. Estudos de caso
e exemplos práticos.
-Governança da Transformação Digital
Ementa: Processo de alinhamento da estratégia de negócio. Gerenciamento de estruturas corporativas e serviços de TI. Estratégias para
mitigação de riscos, inconsistências e desperdícios. Normas, políticas e diretrizes do processo de transação de dados. Resolução
de problemas e aplicações na gestão.
-Gestão de Projetos Digitais
Ementa: Conceitos, abordagens e características dos projetos. Processos de gerenciamento e ciclo de vida de projetos. Áreas de
conhecimento de gerenciamento de projetos. Estruturas e escritórios de gerenciamento de projetos (PMOs). Estudos de caso e
exemplos práticos.
-Metodologias Ágeis
Ementa: Diferenças entre organização de projeto e produto. Conceitos principais: Scrum, Kanban, Lean, Sprint, Backlog, DevOps, Design
e Product Owner. Agile Team Organization (Squads, Chapters, Tribes, Guilds). Ferramentas para alcançar uma organização ágil.
Métricas de eficiência da construção de produtos e serviços digitais. Estudos de caso e exemplos práticos.
-Plataformas e Ecossistemas Digitais
Ementa: A Era dos Negócios de Plataforma. Cultura dos modelos de plataforma. Gestão do ecossistema e relações corporativas. Geração
de valor por meio de plataformas e ecossistemas. Estudos de caso e exemplos práticos.
-Inovação e Disrupção Digital
Ementa: Evolução e à utilização de tecnologias digitais nas operações. Estratégias e negócios das organizações visando a inovação e à
competitividade. Aplicação das tecnologias digitais emergentes e/ou disruptivas nas organizações. Novas possibilidades
relacionadas à inovação em modelos de negócios.
-Gestão de E-commerce e Marketplaces
Ementa: Processo de venda na era digital. Métricas de e-commerce (taxa de conversão, tráfego, vendas, ticket médio, taxa de carrinho
abandonado, taxa de rejeição, ROI). Marketplace e a atuação dos varejistas. Oportunidades e ameaças no Brasil e no mundo.
Estudos de caso e exemplos práticos.
-Operações e Supply Chain
Ementa: Alinhamento de estratégia e operações. Escala e velocidade ao longo do processo de digitalização. Digitalização das atividades
logísticas e de distribuição. Aprimoramento do supply chain por meio tecnologias digitais. Estudos de caso e exemplos práticos.
-Varejo Digital e Omnichannel
Ementa: Marketing de varejo digital na era omnichannel. Novos modelos de varejo digital e tendencias de mercado. Decisões de
sortimento e serviços no varejo. Decisões de comunicação de marketing e de preço no varejo. Estudos de caso e exemplos
práticos.
-Tópicos e Simulação em Negócios Digitais
Ementa: Oficinas, workshops temáticos e simulação de um ambiente empresarial para a administração e empresas que competem entre
si. Desenvolver habilidades de liderança, analítica e de tomada de decisão a partir da análise das regras propostas, das
mudanças no ambiente econômico, dos relatórios contábeis e gerenciais emitidos pelo simulador e das políticas e metas da
empresa simulada.
Modulo 3 | Inovação e novas tecnologias
-Inteligência Artificial para Negócios
Ementa: Introdução à inteligência artificial. Linguagens, ferramentas e tecnologias associadas à IA. Aplicações de IA para solução de
problemas complexos. Perspectivas futuras da inteligência artificial. Estudos de casos de utilização de IA.
-Business Intelligence e Visualização de Dados
Ementa: Conceitos e Evolução do BI. Classificação, análise e decisões com dados. Personalização de dados e unidades. Gráficos
adequados a cada tipo de variáveis. Aplicações em Power BI e customização de Dashboards.
-Analytics e Tomada de Decisão
Ementa: Introdução à era da competição analítica. Desenvolvimento de capacidade analítica. Performance do negócio com analytics.
Analytics para processos internos e externos. Digital analytics, análise de concorrentes e tendências.
-Big Data e Computação em Nuvem
Ementa: Panorama do surgimento do Big Data. Ferramentas e técnicas de Big Data. Soluções para análise de dados em grande escala na
nuvem. Arquiteturas para análise de big data baseadas em serviços na nuvem. Aplicações de Big Data e computação em
nuvem.
-Processamento de Linguagem Natural (PLN)
Ementa: Processamento e mineração de texto (text mining). Indexação de documentos. Análise de sentimento e detecção de emoções.
Aplicações de algoritmos de chatbot. Aplicações de PLN.
-Aplicações de Machine Learning
Ementa: Definições e tipos de aprendizagem. Algoritmos de aprendizado supervisionado e não supervisionado. Reconhecimento de
Padrões. Algoritmos e sistemas de recomendação. Estudos de caso e exemplos práticos.
-Introdução ao Deep Learning
Ementa: Conceitos básicos de rede neural artificial. Otimização de Redes Neurais Artificiais e funcionamentos. Redes convolucionais,
recorrentes e recursivas. Aprendizagem por Reforço (Reinforcement Learning). Estudos de casos e aplicações.
-Blockchain e Aplicações
Ementa: Ecossistema do Blockchain. Inovações na transferência de valor. Aplicativos descentralizados e contratos inteligentes.
Oportunidades e fronteiras do Blockchain. Introdução ao Digital Money: origens, funções e variedades.
-Internet das Coisas (IoT)
Ementa: Introdução e principais tecnologias de IoT. Oportunidades e repercussões de negócios para IoT. Implementação da IoT nas
estratégias de negócios. Dispositivos robóticos e smart devices. Estudos de caso e exemplos práticos.
-Cibersegurança e Regulação
Ementa: Introdução à cibersegurança na atualidade. Segurança e proteção de dados no contexto dos negócios. Ameaças, senhas e
privacidade. Visualização de ameaças e falhas de segurança.
Princípios e responsabilidades - LGPD (Lei nº 113709/2018).
-Tópicos Emergentes em Tecnologia de Negócios
Ementa: Oficinas e workshops temáticos sobre temas, ferramentas e aplicações. Hackathon para solução de desafio com dados.
-Tópicos Avançados em Novas Plataformas Digitais
Ementa: A nova Web 3.0 e suas implicações para tomada de decisão. A emergência do metaverso e suas implicações para a consolidação de um novo universo digital. Servitização e novas plataformas de oferta serviços – criptomoedas, NFTs, Fan Tokens ecryptogames. A interação entre blockchain e o metaverso e o surgimento de novas empresas e novos modelos de negócio.